Publicado Originalmente por
Gabriela M.
Não entendo essa discussão:
- Os trabalhos apresentados mostram que o Eberick e TQS mostram resultados parecidos, enquanto no quesito lajes, o Cypecad apresenta resultados em torno de 20% menores~, por usar elementos finitos e não analogia a grelha. Lembrando que tem um item da NBR 6118:2014, colocada pelo prof Stuchi, que não permite dimensionamento de armaduras a partir de dados obtidos de analise de elementos finitos. Ou seja, apenas ELS é permitido por elementos finitos. O Cype terá que se adequar.
- Problemas todos os softwares tem, e para isso que serve a equipe de desenvolvimento. Não trabalho com o Eberick, mas muitos colegas engenheiro, com renome, usam. Participo da Comunidade TQS do Yahoo, e sei que engenheiros com Roger Scapini, Renato Costa, Yiutaka, entre outros, usam o TQS para obras maiores e o Eberick para obras menores.
- Em nenhum comparativo o software aqui apresentado faz parte do comparativo, assim não da para dizer se um software A ou B é melhor. Incentivem que as faculdade usem o Multicalc para fins comparativos. Se comprovar que é melhor que os demais, venderam mais.
- Comparar calculo manual com calculo pelo metodo de analogia grelha, não é possivel. Pois não leva em consideração varias redistribuições de esforços que ocorrem nas estruturas. Os pilares pelo metodo manual, quase sempre ficam com armaduras menores, devido a vários quesitos.
- Um trabalho apresentado diz que analogia a grelha é metodo ultrapassado, discordo totalmente.
- quanto a pirataria, só lembras que o Cypecad é o um dos softwares mais pirateados mundo afora. Até o momento não vi o Eberick V9 pirata. O unico programa que conseguiu "fechar" a hardlock até hoje é o TQS.
- Eleu Scorsin, não responda as provocações: "Quem briga, perde a razão". Quem dira quem esta certo é o mercado. (TQS: 6000 clientes, 11.000 instalações....AltoQI 38000 mil clientes)
E não querendo apimentar a discussão, tenho que passar o que recebi do grupo Eberick do Yahoo, postagem de ontem do Engº Ivan Bueno, em resposta ao colega Márcio Cunha, que tem o TQS e quer comprar o pacote Basic do Eberick para pequenas edificações:
"Boa tarde Márcio,
Creio que para edificações de pequeno e médio portes, como já foi discutido aqui, a melhor opção é o Eberick e a limitação de pavimentos, creio eu, não é limitação de recursos, podendo se ter todos os módulos desejados. Só te aconselho a verificar a limitação de elementos e/ou de área também para saber como funciona (ou se é só de pavimentos, mesmo). Me parece que considera um “retângulo equivalente” para determinar a área da edificação, o que nem sempre é favorável. Não sei bem como é nem se mudou, mas na própria AltoQi te informam sobre isso.
Um recurso que costumo ensinar para “driblar” a limitação de pavimentos é, no caso de áticos (reservatórios, barriletes etc.), fazer o lançamento de pavimentos intermediários, que o Eberick aceita. Os 5 pavimentos, então, atenderiam bem.
Sobre o QiElétrico e o QiHidrossanitário, não sei te falar a respeito. Já assistiu aos vídeos do canal da AltoQi no YouTube? Imagino que dê pra se ter uma noção que ajudaria na decisão.
Ivan Bueno
Hiefe engenharia e construções ltda
Hiefe Engenharia e Construções Ltda - Eng. Ivan Bueno
Engº Gabriela
Partilha