Citar Publicado Originalmente por Pedro Ver Mensagem
Caro mledo,

A verdade é que frequento actualmente o curso de Engenharia Civil na Universidade do Minho, faltando-me apenas 3 unidades curriculares para finalizar o curso e que vou tentar fazer agora em setembro, na época especial para o efeito. Até há um ano atrás quem finalizasse o curso saia apenas com uma licenciatura, o que mudou este ano lectivo, com a entrada do curso no modelo de bolonha, passando a funcionar como mestrado integrado (5+0), ou seja, os alunos saem com o grau de mestre ao fim de 5 anos.

Não obstante, e o que não nos foi transmitido inicialmente, aquando de todas estas mudanças, foi que os alunos que tivessem completado 180 créditos, relativos aos 6 primeiros semestres, ser-lhes ia dado, caso o solicitassem, o grau de licenciado em ciências de engenharia. Esta informação foi-nos apenas transmitida este mês (Agosto de 2010), via site do departamento de civil http://www.civil.uminho.pt/images_fi...ricaoCurso.pdf...se estiver errado, que alguém me corrija!!

Daí surge a minha questão/dúvida relativamente às competências que possui um licenciado em ciências de engenharia = engenheiro técnico??

No caso de não conseguir finalizar o curso em setembro, espero que isto seja uma mais valia para encontrar trabalho, enquanto não concluo o mestrado.

Cumpts,
Pedro
Pedro, percebo perfeitamente a vontade de começar a trabalhar e praticar engenharia no mundo real. A forma mais fácil é enviar cartas de apresentação a uma série de empresas, a pedir um estágio. Mesmo se for não remunerado, vale a pena porque se começa a aprender qq coisa.
O processo de bolonha em si acho que foi positivo, pois há uns anos atrás, já tinha eu uma licenciatura, fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc". Agora já não há essa dúvida. Pelo menos lá fora . O aspecto que eu não concordo em nada é com as designações. Lá fora temos:

3 anos - Bachelor
3+2 - Master

em Portugal temos

3 anos - Bacharelato? Licenciatura?
3+2 anos - Licenciatura ? Mestrado?
3+2+1 - Mestrado?

Não era mais fácil simplesmente continuar a chamar a um curso de 3 anos bacharelato (=bachelor)?