A mostrar resultados 1 a 10 de 24

Tópico: Licenciado em que??

Hybrid View

Previous Post Previous Post   Next Post Next Post
    Membro Sénior Avatar de suzy
    Data de Registo
    Jan 2010
    Empresa
    Gabinete de Engenharia

Padrão

Citar Publicado Originalmente por Pedro Ver Mensagem
    Caro mledo,

A verdade é que frequento actualmente o curso de Engenharia Civil na Universidade do Minho, faltando-me apenas 3 unidades curriculares para finalizar o curso e que vou tentar fazer agora em setembro, na época especial para o efeito. Até há um ano atrás quem finalizasse o curso saia apenas com uma licenciatura, o que mudou este ano lectivo, com a entrada do curso no modelo de bolonha, passando a funcionar como mestrado integrado (5+0), ou seja, os alunos saem com o grau de mestre ao fim de 5 anos.

Não obstante, e o que não nos foi transmitido inicialmente, aquando de todas estas mudanças, foi que os alunos que tivessem completado 180 créditos, relativos aos 6 primeiros semestres, ser-lhes ia dado, caso o solicitassem, o grau de licenciado em ciências de engenharia. Esta informação foi-nos apenas transmitida este mês (Agosto de 2010), via site do departamento de civil http://www.civil.uminho.pt/images_fi...ricaoCurso.pdf...se estiver errado, que alguém me corrija!!

Daí surge a minha questão/dúvida relativamente às competências que possui um licenciado em ciências de engenharia = engenheiro técnico??

No caso de não conseguir finalizar o curso em setembro, espero que isto seja uma mais valia para encontrar trabalho, enquanto não concluo o mestrado.

Cumpts,
    Pedro
    Pedro, percebo perfeitamente a vontade de começar a trabalhar e praticar engenharia no mundo real. A forma mais fácil é enviar cartas de apresentação a uma série de empresas, a pedir um estágio. Mesmo se for não remunerado, vale a pena porque se começa a aprender qq coisa.
    O processo de bolonha em si acho que foi positivo, pois há uns anos atrás, já tinha eu uma licenciatura, fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc". Agora já não há essa dúvida. Pelo menos lá fora . O aspecto que eu não concordo em nada é com as designações. Lá fora temos:

3 anos - Bachelor
    3+2 - Master

em Portugal temos

3 anos - Bacharelato? Licenciatura?
    3+2 anos - Licenciatura ? Mestrado?
    3+2+1 - Mestrado?

Não era mais fácil simplesmente continuar a chamar a um curso de 3 anos bacharelato (=bachelor)?

Membro Intermédio Avatar de Pedro
    Data de Registo
    Jan 2010

Padrão

Citar Publicado Originalmente por suzy Ver Mensagem
    Pedro, percebo perfeitamente a vontade de começar a trabalhar e praticar engenharia no mundo real. A forma mais fácil é enviar cartas de apresentação a uma série de empresas, a pedir um estágio. Mesmo se for não remunerado, vale a pena porque se começa a aprender qq coisa.
    O processo de bolonha em si acho que foi positivo, pois há uns anos atrás, já tinha eu uma licenciatura, fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc". Agora já não há essa dúvida. Pelo menos lá fora . O aspecto que eu não concordo em nada é com as designações. Lá fora temos:

3 anos - Bachelor
    3+2 - Master

em Portugal temos

3 anos - Bacharelato? Licenciatura?
    3+2 anos - Licenciatura ? Mestrado?
    3+2+1 - Mestrado?

Não era mais fácil simplesmente continuar a chamar a um curso de 3 anos bacharelato (=bachelor)?
    Em Portugal existe a mania de complicar as coisas. A verdade é que o nosso país vai buscar as ideias lá fora, mas depois detorpa-as um pouco da realidade, mas isso são os nossos politicos "corruptos" a quererem inventar e no fim, claro, dá asneira.

Era muito mais simples óbviamente designar um curso de 3 anos como bacharelato e não andar cá com estas confusões todas de licenciados etc etc, que só confundem o povo!

Gostava que me explicasse quando diz que o seguinte: "...fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc"." o que quer dizer com isto exactamente? Desculpe a minha ignorância, mas existem sempre coisas que me transcendem...!

Membro Sénior Avatar de suzy
    Data de Registo
    Jan 2010
    Empresa
    Gabinete de Engenharia

Padrão

Citar Publicado Originalmente por Pedro Ver Mensagem
    Em Portugal existe a mania de complicar as coisas. A verdade é que o nosso país vai buscar as ideias lá fora, mas depois detorpa-as um pouco da realidade, mas isso são os nossos politicos "corruptos" a quererem inventar e no fim, claro, dá asneira.

Era muito mais simples óbviamente designar um curso de 3 anos como bacharelato e não andar cá com estas confusões todas de licenciados etc etc, que só confundem o povo!

Gostava que me explicasse quando diz que o seguinte: "...fui fazer um estágio na Holanda e tive muitas dificuldades para que me aceitassem como "M.sc"." o que quer dizer com isto exactamente? Desculpe a minha ignorância, mas existem sempre coisas que me transcendem...!
    O que acontecia é que quando havia as licenciaturas antigas, em algumas (raras) universidades da Europa, não era dada equivalência a Master of Science quando se ia continuar os estudos lá para fora. Uma verdadeira estupidez, porque a única coisa que separava um grau do outro era o nome (que agora já foi resolvido) e eles nem queriam saber se o curso tinha 5 anos ou não.

Membro Intermédio Avatar de Pedro
    Data de Registo
    Jan 2010

Padrão

Citar Publicado Originalmente por suzy Ver Mensagem
    O que acontecia é que quando havia as licenciaturas antigas, em algumas (raras) universidades da Europa, não era dada equivalência a Master of Science quando se ia continuar os estudos lá para fora. Uma verdadeira estupidez, porque a única coisa que separava um grau do outro era o nome (que agora já foi resolvido) e eles nem queriam saber se o curso tinha 5 anos ou não.
    Pois, agora percebo...ainda bem que já está resolvido!

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Tópicos Relacionados

1. Eng. Civil recém licenciado (M/F)
    Por lilianapm no fórum Oferta de emprego
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 03-09-2010, 10:17
  2. Recém-licenciado
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 20-07-2010, 10:14
  3. Recém-licenciado com conhecimentos em RCCTE