A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: 10º Congresso da Água

  1. #1
    Membro Intermédio Avatar de portlima
    Data de Registo
    Mar 2010
    Empresa
    Odebrecht
    Mensagens
    29

    Padrão 10º Congresso da Água



    O 10.º Congresso da Água terá início no dia 21 de Março, já com cheiro a Primavera.! Completa-se a primeira década do século XXI e, também, a primeira dezena de Congressos da APRH, tão oportunamente iniciados em 1992. O lema seleccionado para este Congresso "Marcas d'Água" procura recordar algumas das marcas mais relevantes de uma história comum vivida pelo Homem e entrecruzá-las com as histórias pessoais de cada um de nós. Todas elas deixaram Marcas d'Água e serão essas marcas que nos levarão a aprender, esperamos, a fazer melhores opções em relação à Pegada Ecológica que queremos minimizar neste nosso Planeta Terra, em termos de recursos hídricos. O 1.º Boletim tem simbolicamente impressos os lemas dos congressos anteriores. em jeito de Marcas d'Água da APRH.

    Fortes investimentos têm sido feitos no diagnóstico do estado dos recursos hídricos, a nível europeu e mundial, espelhados nos resultados de inúmeros projectos nacionais, de projectos europeus dos Programas-Quadro, e de trabalhos desenvolvidos pela UNESCO, de que resultaram os World Water Development Reports. O diagnóstico da situação dos recursos hídricos é claro, os números são conhecidos, sabemos bem o que há para fazer e temos vindo a criar condições, também ao nível legislativo e institucional, para pôr em prática os Planos e Programas delineados ao pormenor por técnicos, investigadores e decisores, aos mais variados níveis. Temos agora que viver os anos decisivos da acção, da mitigação e da adaptação impostos por antigas e novas condições socioeconómicas e ambientais!

    Neste Congresso, além da tradicional dinâmica lusófona, procurou-se integrar a dinâmica global vivida no 5.º Fórum Mundial da Água através de um dos temas mais paradigmáticos "Para lá da Caixa d'Água" (que constitui uma das cinco áreas temáticas onde se enquadram os temas propostos para o Congresso), espelho da necessidade de trazer e incorporar capacidades e vontades de diversas áreas do conhecimento para, juntos, irmos mais longe! Temos todos que trabalhar com solidariedade intergeracional para deixar Marcas d'Água positivas.


    A gestão dos recursos hídricos exige uma visão global integrada, a médio e longo prazos, dos recursos disponíveis e das necessidades dos utilizadores (abastecimento urbano, agricultura, indústria, produção hidroeléctrica, ecos- sistemas) numa transparente e solidária articulação das políticas públicas e numa clara definição das competências e coordenação de iniciativas dos vários responsáveis pela administração do território, onde se reconheçam as dimensões de natureza ambiental, ética, social e económica. Os problemas em torno dos recursos hídricos estão a tornar-se cada vez mais complexos, exigindo, para a sua resolução, conhecimentos cada vez mais específicos, bem como a eficiente articulação de esforços entre diferentes áreas de conhecimento. São inúmeros os temas em cima da mesa mundial e enormes os desafios. É necessário aprofundar diálogos, criar triálogos, catalisar mudanças e alargar sinergias entre utilizadores, modelar a vontade política, ir além das fronteiras convencionais, promover adequadas formas de governança. Iremos discutir muitos destes temas durante o 10.º Congresso da Água que agora se anuncia.

    A Comissão Organizadora do 10.º Congresso procurou seleccionar um local atractivo para a realização do evento, congregando um conjunto de condições capazes de (re)unir a família APRH através da partilha de um espaço físico e de reflexão.

    Contamos com a sua presença pró-activa. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Como vem sendo hábito, pode fazê-la através de apresentação de comunicações técnicas e científicas e de posters, como orador ou interveniente nas sessões, para além das contribuições que nos queira fazer chegar através do blog do site deste evento, a anunciar oportunamente.

    As Comissões Organizadora e Científica deste evento garantem que tudo farão para o tornar num "espaço" privilegiado para a divulgação, análise, debate e reflexão das problemáticas relacionadas com os recursos hídricos. A participação de todos é o aspecto fundamental para as Marcas d'Água positivas que queremos deixar neste nosso século XXI!


    INFO

  2. #2
    reign2win
    Visitante

    Padrão


             
    bom congresso!

Tópicos Relacionados

  1. Respostas: 0
    Última Mensagem: 14-09-2012, 15:24
  2. XXI Congresso OPCE
    Por FrankG no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 16-08-2010, 16:47
  3. 13º Congresso APLOG
    Por suzy no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 17-03-2010, 13:22
  4. 3o Congresso Internacional fib
    Por nbsobral no fórum Estruturas de Betão Armado
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 27-01-2010, 10:20
  5. II CONGRESSO DA LUZ - Luz com emoção
    Por rbotavares no fórum Instalações Técnicas em Edifícios
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 20-01-2010, 18:11

Etiquetas deste Tópico

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •