A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Água & Ambiente Dezembro 2009

  1. #1
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Dec 2009
    Mensagens
    10

    Padrão Água & Ambiente Dezembro 2009



    Já está disponível a revista Água & Ambiente de Dezembro 2009 com o seguinte tema.

    Para impedir um aumento da temperatura global acima dos 2ºC é necessário reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80 por cento até 2050. O caminho deverá passar pela expansão do mercado de carbono e pelo apoio aos países em desenvolvimento, mas os contornos do próximo acordo climático não ficarão definidos antes da Cimeira de Copenhaga, que se realiza em Dezembro. A descarbonização da economia mundial parece inevitável e mais do que um fardo pode ser uma oportunidade para os países e para as empresas.


    :: EDITORIAL - Fernando Santana
    «A questão de fundo é estritamente económica. Fosse o problema colocado com objectividade e discutir-se-ia economia global, equilíbrios redistributivos de riqueza, etc. e não toneladas de emissões»


    :: DESTAQUE
    Quando os grandes projectos não passam de anúncios
    Quase todos os dias são anunciados grandes investimentos no País pelo Governo ou por empresas privadas apadrinhadas pelo Governo, mas depois pouco ou nada se sabe dos projectos. A concretização dos projectos é de tal forma morosa, em Portugal, que é fácil perder o rasto dos grandes investimentos anunciados. Alguns operadores perdem mesmo a paciência e desistem, outros acabam por reduzir os projectos à realidade nacional.

    :: ENTREVISTA COM ... José Veiga Frade
    «Não se atinge o equilíbrio económico e financeiro sem ganhos de eficiência»
    No sector da água e saneamento, há ainda margem de manobra para garantir ganhos de eficiência muito elevados, defende José Veiga Frade. Presente em Portugal, para participar na última edição da ExpoÁgua, que se realizou de 3 a 5 de Novembro, em Oeiras, o chefe da Divisão Água e Protecção do Ambiente do Banco Europeu de Investimento não acredita em modelos únicos para o sector nem que o aumento das tarifas seja a solução para todos os problemas.

    :: ANÁLISE
    Investir na conservação da biodiversidade tem racionalidade económica
    Um estudo desenvolvido no âmbito das Nações Unidas avalia os custos da perda de biodiversidade em todo o mundo e compara-os com o preço da sua conservação e uso sustentável. Os resultados são esclarecedores: investir hoje na protecção dos ecossistemas evita custos desnecessários – e bem mais elevados - a longo prazo.

    :: ACTUALIDADE
    Energia e alterações climáticas no centro das preocupações do Governo
    O programa do Governo dá especialmente atenção a estas temáticas, mas a ministra já avisou que prefere definir poucas coisas e tentar cumpri-las, do que definir muitas e, depois, não ter braços para tudo.

    :: ENERGIA
    Expo Energia 2009: Centro de energias renováveis espanhol aposta na consultoria em Portugal
    O instituto, que vive sobretudo da consultoria levada a cabo em todo o mundo, trabalha já com empresas nacionais, mas quer abrir uma porta para mercados para Brasil e África. As energias renováveis estão também no centro da estratégia da EDP para os próximos anos.

    :: RESÍDUOS
    Incorrecto encaminhamento de RCD complica negócio aos operadores
    Apesar de a legislação estar a funcionar há mais de um ano, ainda subsistem casos de incorrecto encaminhamento de resíduos de construção e demolição. Os municípios são um dos alvos visados. As autoridades garantem que estão atentas à situação.

    :: ECOECONOMIA
    Eficiência no uso da água não resulta de consciência ambiental
    No âmbito da Expo Água 2009, o sector da indústria reuniu-se para debater medidas e soluções que visem o uso eficiente da água. A consciência para a racionalização da água já existe no sector, mas ainda virada para uma optimização financeira.

    :: INDÚSTRIA
    Legislação aperta indústria química
    São vários os regulamentos que controlam a actividade das empresas químicas, no sentido de as tornar mais amigas do ambiente e mais seguras, em termos de saúde pública e segurança. As maiores dificuldades são sentidas pelas pequenas e médias empresas, onde falta formação e recursos para cumprir a lei.

    :: EVENTOS
    Programa Avançado para Decisores de Topo "Redução de Perdas, Gestão da Mudança e Sustentabilidade em Sistemas de Abastecimento de Água”

  2. #2
    reign2win
    Visitante

    Padrão


             
    Interessante o tema!

Tópicos Relacionados

  1. 14ª WETEX – Feira da Água, Energia, Tecnologia e Ambiente
    Por Wilson Matias no fórum Hidráulica Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-12-2012, 19:08
  2. Revista Civil Engineering Julho a Dezembro de 2008
    Por nunomatias no fórum Livros e Revistas
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 30-10-2012, 21:13
  3. 11.ª Grande Conferência do Jornal água&ambiente
    Por lponte no fórum Hidráulica Fluvial
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 14-03-2011, 10:19
  4. Portaria n.º 1055/98, de 28 de Dezembro
    Por aldopq no fórum DOCUMENTAÇÃO Construções
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 13-11-2010, 0:02
  5. Revista Civil Engineering Julho a Dezembro de 2007
    Por nunomatias no fórum Livros e Revistas
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 13-01-2010, 18:02

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •