1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa

Principais projetos de investimento do mundo lusófono em debate no CCB

18 de outubro, Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa



A Ordem dos Engenheiros (OE) reúne em Portugal, no Centro Cultural de Belém, a 18 de outubro, alguns dos responsáveis máximos pelos investimentos públicos e privados projetados ou já em curso nos países que integram a Comunidade de Língua Portuguesa e de Macau, bem como representantes nacionais dos setores empresarial e do ensino na área da Engenharia que atestem a capacidade e os recursos portugueses nesta área do conhecimento.

Com esta realização, que conta com o apoio institucional da CPLP, pretende a OE potenciar contactos de primeira linha que possam derivar em oportunidades de negócio e de atividade entre os países participantes.

Sob o tema geral "A Engenharia como Fator Decisivo no Processo de Desenvolvimento", o 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa motivará a apresentação, em Sessão Plenária, do Plano Nacional de Desenvolvimento de Timor-Leste (pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste), do Plano Nacional de Gestão de Resíduos de Angola (pela Ministra do Ambiente de Angola), do Plano de Desenvolvimento na Área da Energia em Moçambique (pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique), dos Novos Aterros - Novas Zonas Urbanas de Macau (pela Direção de Serviços de Solos de Obras Públicas e Transportes de Macau), do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) do Brasil e do Plano de Investimentos em Cabo Verde (pelo Presidente da Cabo Verde Investimentos).

Os trabalhos prosseguirão em Sessões Paralelas, com intervenções e debate de temas de interesse comum e importância supra para o conjunto de países envolvidos, protagonizados por altas individualidades do mundo da lusofonia. Em cima da mesa estarão as problemáticas e os investimentos nas áreas da Água e Saúde Pública, da Produção de Energia Elétrica, da Floresta e Indústrias Florestais, da Indústria Extrativa, dos Portos, do Petróleo e Gás e das Telecomunicações. Destaque para uma mesa redonda dedicada à Cooperação em Ensino e Investigação em Engenharia, moderada pelo Reitor da Universidade do Minho e com participação de membros da equipa Reitoral de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e de Macau.

A Sessão de Encerramento será distinguida pela presença dos Bastonários e Presidentes das Associações de Engenheiros destes países e será integrada pela cerimónia de assinatura de um Acordo de Cooperação entre as Associações Profissionais de Engenharia.

O 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, a 18 de outubro, antecede o XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros, a decorrer a 19 e 20 do mesmo mês, pelo que a Ordem dos Engenheiros prevê condições especiais de inscrição para os interessados na participação em ambos os Congressos.