A Ordem dos Engenheiros vai realizar o seu XVIII Congresso na cidade de Aveiro, entre 4 e 6 de Novembro, sob o tema geral "A Engenharia no Século XXI - Qualificação, Inovação e Empreendedorismo".

Pretende-se que o Congresso acolha, simultaneamente, uma reflexão sobre o passado próximo e um debate sobre as linhas de acção futura, quer na actividade profissional dos engenheiros, quer na sua contribuição para o progresso económico e social de Portugal.

A escolha da cidade de Aveiro para este importante evento corresponde a uma decisão com um significado próprio, salientando a importância da aplicação do conhecimento científico e tecnológico ao serviço de uma economia diversificada e que extravasa, em larga medida, as fronteiras locais.

A Universidade de Aveiro e os pólos tecnológicos que lhe estão associados há muito que granjearam um prestígio que não pode ser ignorado. Encontram-se nas estruturas de ensino e de investigação de Aveiro alguns dos melhores exemplos nacionais de ligação aos parceiros industriais, cuja análise e divulgação devem ser efectuadas nesta oportunidade de reunião e debate entre engenheiros e participantes de outras profissões que, de algum modo, estão interessados no contributo da Engenharia para o desenvolvimento económico do País.

Os trabalhos do Congresso decorrerão ao longo de dois dias, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, e serão organizados segundo três formatos diferentes:

* Estabelecimento de mesas redondas que permitirão o debate de temas fundamentais como o ensino da Engenharia, relações entre a escola e a indústria e o fomento do empreendedorismo;
* Sessões clássicas com apresentações sobre temas de Engenharia, com maior ênfase na actividade económica da região, privilegiando a inovação, o desenvolvimento e a sustentabilidade;
* Apresentações e debate sobre aspectos fundamentais da organização da profissão, efeitos das mudanças no regime do ensino superior de Engenharia, qualificação e desenvolvimento profissional e reestruturação da Ordem dos Engenheiros.


É neste contexto, de grande actualidade e de afirmação da relevância da engenharia portuguesa, que convido o(a) Colega a participar no Congresso, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.