O XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros realiza-se entre 19 e 20 de outubro de 2012, Centro Cultural de Belém, Lisboa, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Através do tema central "Sociedade, Território e Ambiente - A Intervenção do Engenheiro", a Ordem dos Engenheiros (OE) pretende reforçar, neste seu XIX Congresso, a inevitabilidade da presença da Engenharia e dos Engenheiros nas questões transversais do País e nas soluções que conduzam ao crescimento e desenvolvimento económico e social de Portugal.

O XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.

O Congresso encontra-se organizado em Sessões Plenárias de interesse generalizado para os profissionais de Engenharia e em 14 Sessões Paralelas com associação direta às várias especialidades. Os dois dias de trabalhos totalizam quase uma centena de intervenções, através das quais serão escalpelizadas as principais problemáticas que afetam a profissão e que interessam aos Engenheiros.

Destaque para a Conferência Inaugural pelo Professor Viriato Soromenho Marques sobre a temática geral do Congresso, bem como para as Apresentações Convidadas, através das quais especialistas de renome colocarão em cima da mesa a sua visão sobre o contributo da Engenharia para a mitigação da vulnerabilidade costeira (Eng. Veloso Gomes, FEUP), sobre a gestão do território enquanto prioridade na reabilitação e na correção de erros (Professor Jorge Gaspar) ou sobre a intervenção nacional em Engenharia e tecnologia ao nível dos recursos naturais minerais (Eng. António Costa e Silva, Partex). Serão ainda tratados os principais focos do Rio+20 e verificada a situação nacional em termos de ambiente, assim como as medidas necessárias à operacionalização do aproveitamento do mar.

De sublinhar, igualmente, as Sessões Profissionais, de âmbito plenário, a realizar no segundo dia do Congresso, uma sobre a Alteração Estatutária da OE, conduzida pelo Bastonário, e outra dedicada à experiência de um ano de aplicação do novo Regulamento de Admissão e Qualificação da OE, aos Atos de Engenharia e à realidade da Regulamentação e Exercício Profissional da Engenharia na Europa.

As múltiplas Sessões Paralelas reúnem em cada uma das áreas específicas em tratamento altos responsáveis de algumas das maiores empresas portuguesas e multinacionais presentes no nosso País e conceituados representantes da Academia e Centros Tecnológicos.

O Jantar Oficial do Congresso e de Encerramento das Comemorações do 75.º Aniversário da Ordem terá lugar no dia 19, no Pátio da Galé, localizado na Praça do Comércio.

A Sessão de Encerramento do XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros decorrerá sob a presidência da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Professora Assunção Cristas.