É um esforço adicional no sentido de acelerar o processo de formação de quadros nacionais em matéria hidrocarbonetos e reduzir a dependência de estrangeiros no novo contexto da economia, marcado pela descoberta e exploração de recursos naturais.

O programa é denominado “Escola de Inverno (winter School)” e pretende trazer conhecimentos técnicos de produção de petróleo e gás a estudantes nacionais, de 9 a 18 de Julho corrente. Pretende-se, também, treinar moçambicanos em matéria de negociação de contratos, para uma melhor retenção dos benefícios à economia.

O curso é ministrado por diferentes faculdades da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e tem suporte técnico de universidades da Holanda e da África do Sul. Estão em formação 120 estudantes das faculdades de Educação,
Engenharia, Economia, entre outras, incluindo docentes e outros quadros que não são formados pela UEM.
“Discutir ‘petróleo e gás’ justifica-se, na medida em que a indústria extrativa de petróleo e gás liquefeito constitui um sector que, a médio prazo, trará maior contributo para o crescimento económico do país, propiciando um número significativo de postos de trabalho. Daí que se apresente pertinente a análise dos nossos cursos em termos de empregabilidade dos seus graduados, o que passa pela identificação e supressão de lacunas nos objetivos e conteúdos dos cursos”, afirmou Orlando Quilambo, reitor da UEM, no lançamento da “Escola de Inverno”.

O projeto adota uma abordagem multidisciplinar e um formato de feira de conhecimentos, em que os participantes escolhem os temas a abordar e as sessões em que estão interessados em participar, entre quatro áreas principais, designadamente, Ciência, Engenharia e Geologia; Política, Direito e Governação; Mercado de trabalho, Negócios e Economia; e Educação.
in Club of Mozambique