Mais de oitocentos e trinta sistemas de energia solar foram instalados nos últimos cinco anos em diversas povoações da província de Inhambane.

Os sistemas que além de residências, estabelecimentos comerciais, e escolas abrangem também unidades sanitárias e iluminação pública, foram instalados em oito distritos da província de Inhambane, no quadro da electrificação rural em curso no país.

Com efeito, as povoações localizadas em zonas do distrito de Massinga, Morrumbene, Homoíne, Panda, Funhalouro, Mabote, Vilankulo e Govuro, foram beneficiadas e já afirmam que aquela corrente está a contribuir na melhoria das suas condições de vida.Joao Mussegue do distrito de Mabote é uma das testemunhas. Depois de usar vela durante vários anos para a iluminação das suas duas palhotas, hoje, conta com a energia fornecida através de painéis solares.

“Para além de iluminar a minha residência, já posso ver filmes e carregar os aparelhos celulares de toda a família e amigos”.

Anita Julião outra beneficiaria de energia solar em Mabote, sublinhou que a vida mudou, pois com energia eléctrica o funcionamento da sua banca, onde vende diversos produtos, incluindo refrigerantes e bebidas alcoólicas passou a ser melhor. “Com energia, vendo coisas geladas e conservo os produtos. Isso aumenta a minha receita diária” disse a nossa
entrevistada.

Mau grado, entretanto, é a vandalização de alguns equipamentos sobretudo de iluminação pública, mas os beneficiários dizem estar a trabalhar no sentido de identificar os indivíduos de má fé que procuram deitar abaixo o esforço que está sendo feito pelo governo.
Entretanto, Afonso Gove do Fundo de Energia em Inhambane, instituição responsável pela electrificação rural com base em painéis solares, realçou que essa sabotagem e, igualmente, a sobrecarga dos equipamentos são alguns dos problemas que dificultam o bom andamento do processo de electrificação rural.

Não obstante, disse haver trabalho de consciencialização da população sobretudo no sentido de racionalizar o uso da energia, nã sobrecarregando os equipamentos já que isso acelera a sua danificação.

Num outro desenvolvimento, Gove falou de um projecto em curso na província de Inhambane, com financiamento do Banco Mundial.

É um projecto cuja fase piloto acontece no distrito de Vilankulo onde estão a ser electrificadas duas escolas, residências de professores, estabelecimentos comerciais na região de Machanissa.
in Club of Mozambique