A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Teor de Betume

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de Jorge Guimaraes de Sousa
    Data de Registo
    Sep 2014
    Mensagens
    1

    Pergunta Teor de Betume

    Ora viva!
    Enquanto lia relatorios de ensaios laboratoriais que haviam sido feitos sobre uma amostra de betume de penetraçao modificado com EVA em uma aula (Eu estive ausente), deparei me com resultados de ensaios de "teores de betume", representados por percentagens. Quando perguntei ao meu colega que havia me dado os apontamentos, ele não soube me responder com muita convição acerca disto.
    Poderiam me ajudar a compreender? Este teor só pode ser obtido com a prensa de Marshall ou tem outros equipamentos/ ensaios que permitem me saber este dado?

    Obrigado!

    JGS

  2. #2
    Iran Gomes
    Visitante

    Padrão Teor de betume

    O teor de betume é a quantidade de asfalto presente em uma mistura asfáltica. Ou seja, por exemplo, em um ensaio de extração de ligante asfáltico, é utilizado um solvente (tricloetileno, percloroetileno ou gasolina) a fim remover o filme de ligante existente no agregado. Há dois grandes métodos, sendo o método do rotarex o mais utilizado e o mais barato entre eles. A prensa Marshall, na realidade, é utilizada para medir a resistência à tração, a estabilidade e a fluência de uma mistura asfáltica.

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •