Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa

Maputo e o Índico acolhem em Maio de 2013 a 11ª edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (11º SILUSBA), dedicado ao tema da Cooperação para a Água.

O ano de 2013 foi declarado pela Nações Unidas como Ano Internacional da Cooperação pela Água e será dedicado à identificação dos sucessos alcançados e dos desafios que permanecem na área da educação, diplomacia, gestão de bacias transfronteiriças, financiamento e quadro legal da gestão da água.

O mundo debate-se com problemas ligados ao crescimento populacional e à urbanização acentuada resultante da migração rural urbana. No espaço lusófono esta migração expõe as limitações existentes nas infraestruturas e nos serviços públicos e exacerba a pobreza e a degradação da qualidade de vida nas cidades. Para ultrapassar estas dificuldades são necessárias abordagens inovadoras de fornecimento de água e de saneamento de águas residuais, apropriadas a situações de urbanização precária e de baixa educação das comunidades.

Nos países africanos, o crescimento populacional coloca adicionalmente pressão sobre a questão da segurança alimentar que é agravada pela competição do sector energético. Acrescem os desafios colocados pelo potencial de crescimento económico no domínio do desenvolvimento de infra-estruturas de captação, gestão de água e da protecção dos ecossistemas. A indústria extractiva, em particular, incontornável nos modelos de desenvolvimento económico de vários países lusófonos, exige soluções adequadas de planeamento para salvaguardar as questões de qualidade da água e do ambiente.

A variabilidade climática temporal e espacial é também um denominador comum dos países lusófonos que aumenta a complexidade da gestão de recursos hídricos, mesmo sem considerar os efeitos das alterações climáticas globais.

O 11º SILUSBA procurará contribuir para a resolução destes desafios ao constituir-se como uma ponte importante de transferência e de troca de conhecimento técnico-científico da comunidade lusófona e permitir a disseminação rápida de inovações e experiências. O SILUSBA é o maior evento de cooperação científico-técnica dos povos de língua Portuguesa, com resultados visíveis no aumento da cooperação entre as instituições de investigação e de ensino.

Em 2013, 11º SILUSBA é uma organização da APRHAssociação Portuguesa dos Recursos Hídricos, ABRH Associação Brasileira de Recursos Hídricos, ACRH Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos e da AQUASHARE - Associação Moçambicana dos Profissionais de Água e outras organizações lusófonas que desenvolvem actividade nesta área.

Datas importantes

Envio de resumos:
31 de Outubro de 2012

Aceitação de resumos:
30 de Novembro de 2012

Envio de artigos:
31 de Janeiro de 2013

Revisão de artigos pela CC e autores:
15 de Março de 2013

Os resumos dos artigos devem ser submetidos em Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa