A mostrar resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Onde apostar?

  1. #1
    Membro Júnior Avatar de DSilva
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    12

    Padrão Onde apostar?

    Olá a todos.

    Após os exames de Setembro, fiquei com apenas uma disciplina para concluir a Licenciatura em Engenharia Civil. Como vou ter tempo livre queria arranjar um trabalho, preferencialmente na área mas também poderá ser em algo completamente diferente, de forma a arranjar dinheiro e tirar cursos que me permitam enriquecer o currículo.
    Existem várias temáticas: projectista gás, higiene e segurança, Microsoft Project, etc.

    Gostaria de pedir um conselho aos Engenheiros aqui do fórum. Quais são os cursos e as áreas em que deveria apostar?
    Como quase tudo o que aprendi no curso foi teoria, o que é que realmente um engenheiro faz na prática? Um professor meu diz que uma das coisas mais importantes é a orçamentação. Será assim?

    Se me pudessem aconselhar ficaria grato.

  2. #2
    Membro Sénior Avatar de anacosta
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    160

    Padrão

    Sei que é difícil saber o realmente gosta antes de experimentar, mas é importante em primeiro lugar estabelecer um objectivo e orientar a sua formação nesse sentido. Preferia fazer projecto, direcção, fiscalização? E em que área (talvez a área das cadeiras que mais gostou no curso)? Os cursos de medição e orçamentação são realmente úteis em quase todas as áreas da Engenharia Civil. Além disso, uma vez que os softwares de cálculo automático são ferramentas essenciais para o exercício da profissão de projectista, aconselho-o a começar por aí e ganhar bases fortes nesse sentido. Se por exemplo pretende seguir a carreira de projectista de estruturas, deve frequentar um bom curso de Robot ou SAP 2000. Para projecto de geotecnia, um curso de Plaxis. Para Vias de Comunicação, Inroads ou Civil 3D. Para transportes, Visum. etc, etc.
    Os cursos de higiene e segurança continuam a ser bastante úteis, mas deve ter cuidado com a qualidade do curso. Além disso já existe muita gente a trabalhar nessa área.

  3. #3
    Membro Júnior Avatar de DSilva
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    12

    Padrão

    Agradeço a sua resposta!
    Sendo algo mais abrangente, irei provavelmente começar por software de cálculo automático e orçamentação.

  4. #4
    Membro Efetivo Avatar de lponte
    Data de Registo
    Dec 2009
    Mensagens
    92

    Padrão

    Procure cursos que ofereçam certificação. Por vezes são um pouco mais caros mas valem a pena.

  5. #5
    Membro Intermédio Avatar de joanaprates
    Data de Registo
    Feb 2010
    Mensagens
    30

    Padrão

    Os cursos de especialização avançada da FUNDEC são bastante considerados.

Tópicos Relacionados

  1. Onde para a revista Engenharia e Vida
    Por mledo no fórum Discussão Geral
    Respostas: 16
    Última Mensagem: 18-04-2015, 10:07
  2. TGV em países onde faz sentido tal obra
    Por pedromanuelquaresma no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 12-01-2013, 16:56
  3. A Casa de Mark Zuckerberg onde foi desenvolvido o Facebook
    Por martinho no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 31-08-2012, 12:13
  4. Ferreira Leite: É tarde para apostar nas obras de proximidade
    Por anacosta no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 04-02-2011, 17:57
  5. Respostas: 0
    Última Mensagem: 04-02-2011, 17:57

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •