As centrais hidroeléctricas de Chicamba e Mavuzi, na província de Manica, vão aumentar a sua capacidade de produção de energia eléctrica dos actuais 63 megaWatts para 83 megaWatts.
O objectivo é responder à demanda cada vez maior de electricidade a nível nacional, bem como aumentar a capacidade de exportação de electricidade pelo nosso país. Para o efeito, o Governo lançou recentemente um concurso que resultou na pré-selecção de cinco empreiteiros, entre os quais será seleccionado um que, por sua vez, se encarregará pela execução das obras.
Augusto Fernando, administrador empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), disse ontem a jornalistas em Maputo que o empreiteiro vencedor do concurso será conhecido até Dezembro deste ano, devendo o mesmo arrancar com as obras de reabilitação das duas estações hidroeléctricas em Janeiro de 2011, estando previsto que as mesmas sejam concluídas entre 18 a 24 meses.
Ainda ontem, também em Maputo, os Governos de Moçambique e da Suécia rubricaram um acordo ao abrigo do qual o país nórdico se compromete a disponibilizar cerca de 54 milhões de dólares norte-americanos destinados à reabilitação das duas estações. Daquele montante, 33 milhões de dólares concedidos em forma de donativos e os remanescentes 21 milhões serão cedidos na forma de empréstimos.
Falando na ocasião, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, disse que `o sector de energia é determinante no combate à pobreza e na luta pelo desenvolvimento´. `Moçambique é um país dotado sob o ponto de vista de potencial energético, por isso, todas as acções possíveis para realizar este potencial são bem-vindas. Desde 1979 temos podido contar com o Reino da Suécia neste sector específico e sempre com bons resultados´, disse Balói.
Por seu turno, o embaixador da Suécia acreditado no nosso país, Torvald Akesson, disse que a reabilitação das duas estações hidroeléctricas vai melhorar a qualidade da electricidade e garantir um fornecimento sustentável de electricidade ao país nos próximos anos.
`Todos sabemos que existem planos ambiciosos e importantes de grandes projectos de geração de electricidade em Moçambique. A reabilitação de Chicamba e Mavuzi talvez não seja um projecto de grande vulto, mas é importante ter certeza que instalações já existentes estejam operando em plena capacidade´, disse Torvald Akesson.

in IMENSIS