O projecto Forum Setúbal, promovido pela Multi Develpment, vai envolver 110 milhões de euros de investimento. No espaço comercial de 44 mil m2 destaca-se a grande cobertura de vidro, um elemento arquitectónico muito forte.
A promotora Multi Development tem em desenvolvimento um projecto de 44 mil m2 e 110 milhões de euros de euros em Setúbal. Com uma previsão de arranque para o segundo trimestre de 2013 o futuro Forum Setúbal apostou forte nos elementos arquitectónicos.

A Multi Development, multinacional holandesa que actua à escala europeia como promotora de projectos de regeneração de centros urbanos, centros comerciais, parques de escritórios e projectos multi-usos, presente em Portugal desde 1990, prevê um investimento de 110 milhões de euros e vai fomentar a criação de cerca de 2.000 postos de trabalho, dos quais 1300 directos residentes e 700 indirectos flutuantes.

Situado junto à Estrada Nacional N10 e a apenas alguns minutos do centro da cidade, o Forum Setúbal encontra-se integrado no Plano de Pormenor da Quinta de Vale da Rosa, que prevê a expansão da cidade para nascente, criando assim uma nova centralidade. Com 44 mil m2 de área bruta locável, o Forum Setúbal contará com 110 lojas, distribuídas por dois pisos, incluindo um hipermercado de 12.250 m2, uma praça de alimentação com 22 restaurantes e ainda um cinema com seis pisos localizado no terceiro piso. O Forum Setúbal oferece ainda 2160 lugares de estacionamento (1800 interior e 360 exterior).

O tenant mix do Forum Setúbal constitui uma mais-valia para Setúbal trazendo insígnias de renome como o Continente, Worten, Modalfa, Zara, Fnac e Primark. A gestão do Forum Setúbal será responsabilidade da Multi Mall Management, a empresa do Grupo Multi Corporation responsável pela gestão dos centros comerciais promovidos pela Multi Development, que assim passará a gerir, em Portugal, um portefólio de 14 centros comerciais: Forum Aveiro, Armazéns do Chiado, Forum Algarve, Parque Mondego, Almada Forum, Forum Montijo, W Shopping, Forum Madeira, Forum Viseu, Forum Coimbra, Galeria Comercial FN - Sintra, Espaço Guimarães e Braga Retail Center.

Desenvolvido pela T+T Design, em conjunto com a Broadway Malyan, o Forum Setúbal caracteriza-se por uma arquitectura contemporânea, com uma imagem forte, onde predomina uma variada paleta de materiais - incluindo pedra, reboco, vidro, painéis de betão, chapa metálica, proporcionando uma enorme variedade de cores e texturas. A aparência longa e esguia das fachadas é minimizada pela existência destes diferentes volumes, com destaque para as entradas principais que são realçadas por pórticos emblemáticos que criam uma sensação de chegada e acolhimento.

O principal elemento arquitectónico do Forum Setúbal está na cobertura de grande dimensão em vidro e madeira que compõe a entrada principal e que faz a ligação entre os espaços exteriores e interiores, conduzindo os visitantes à Praça da Restauração, que faz ligação com todas as outras áreas do edifício. Esta cobertura permite que os espaços interiores recebam luz natural.

Na Praça da Restauração, as zonas de estar estão localizadas em "ilhas" que criam diferentes pontos de interesse dentro de um mesmo espaço. Internamente, o Forum Setúbal encontra-se organizado de forma funcional e comercial, convidando o visitante a passear pelos espaços de uma forma intuitiva, permitindo descobrir um espaço amplo que se vai decompondo em avenidas e ruas, praças e pontes.

O projecto paisagístico do Forum Setúbal integra um anfiteatro a céu aberto com um elemento de água. Esta praça tem como objectivo funcionar como uma ligação urbana entre o centro comercial e a área residencial adjacente, tornando-se um espaço de eleição para eventos e actividades, assim como um ponto de encontro da população. O recurso a vegetação suavizará os ambientes, proporcionando sombreamento e privacidade.

in Oje