Uma fábrica para a produção de betume vai ser construída na cidade da Beira, capital da província de Sofala, num projeto 100% moçambicano que exigirá um investimento estimado em 5 milhões de dólares, de acordo com a agência noticiosa moçambicana AIM.

Com capacidade instalada para produzir 300 toneladas de betume por dia, com um terço da produção a destinar-se à exportação, a fábrica, cujas obras de construção deverão ficar concluídas em três meses, deverá colocar no mercado o primeiro lote de betume em Janeiro de 2014.

Esta fábrica, cuja primeira pedra foi colocada na passada sexta-feira, vai permitir reduzir os custos relacionados com a importação deste tipo de produtos, ajudando a desenvolver a construção de infraestruturas rodoviárias, disse na ocasião o ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba.

O administrador da empresa que vai executar e gerir o projeto, a Betumemulsão Moçambique, Sebastião Simbine, adiantou estar a ser ponderada a construção de uma unidade de produção de tambores para acondicionar o asfalto e a gestão de uma frota de camiões-cisterna para o transporte dos produtos.
Será ainda construído um oleoduto ligando a fábrica ao porto da Beira a fim de permitir a receção de matéria-prima a ser importada de alguns países produtores de petróleo.

Sebastião Simbine disse igualmente que a Betumemulsão Moçambique está a estudar a construção de duas outras fábricas para a produção de betume, em Nacala e em Maputo, que exigirá um investimento estimado em 100 milhões de dólares.
in macauhub