Trazer vida para o centro de Lisboa é o principal objectivo da câmara municipal da capital. Um dos objectivos do novo Plano Director Municipal que está em fase de elaboração é aligeirar o processo de licenciamento de projectos de requalificação dos edifícios. Assim, hoteleiros que apresentem projectos para a baixa da cidade poderão vir a ser premiados, disse ao Negócios, Manuel Salgado, vereador do urbanismo.

A Câmara Municipal de Lisboa vai dar créditos de edificabilidade aos investidores que estiverem interessados em recuperar imóveis no centro da capital. "É dada uma pontuação em função do mérito a que se propõe o edifício, tendo em conta se reabilitou o património histórico, se utilizou técnicas sustentáveis, se tem dispositivos de eficiência energética", detalhou Manuel Salgado, à margem de um almoço com hoteleiros.

A partir desta pontuação será atribuído um prémio em metros quadrados de edificação, que poderão ser transferidos para outro local, pelo o próprio se tiver investimentos, ou poderão ser vendidos, convertendo-se em receita adicional.

Manuel Salgado sublinhou que este sistema de incentivos criado pela Câmara é um estimulo a novos investimentos quer no segmento imobiliário como a nível hoteleiro. "Actualmente, a Câmara tem dezenas de pedidos de licenciamento. E a zona onde aparecem mais projectos é a Baixa, que é uma zona que esteve bloqueada durante 14 anos", acrescentou o Manuel Salgado. O vereador do urbanismo estima que seriam necessários dois mil milhões de euros para reabilitar todos os prédios devolutos da capital.

Plano de viabilidade para centro de congressos lançado em 2011

Lisboa deverá ter um novo centro de congressos nos próximos anos. Já foi entregue na Câmara Municipal um projecto para a construção de um complexo para oito mil congressistas. No entanto, este não vai ao encontro dos objectivos da edilidade. "O projecto que nos apresentaram é para uma localização pouco central", adiantou Manuel Salgado, sem detalhar. O objectivo é criar um equipamento que capte congressos que neste momento vão para Madrid ou Barcelona. A Câmara de Lisboa quer ter concluído até ao final do corrente ano um plano de viabilidade da construção deste complexo.

Recorde-se que o Governo criou um fundo que visa incentivar a construção de centro de congressos, bem como a sua realização. Em Novembro último, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, adiantava que havia recebido 11 candidaturas para o fundo criado para apoiar financeiramente a criação de congressos em Portugal. "Temos em apreciação 11 candidaturas, uma das candidaturas é da Região Autónoma da Madeira, com um total de 27 mil participantes [em congressos], dos quais 24 mil internacionais", acrescentou o governante, na época. A dotação deste fundo é de um milhão de euros, mas o Governo já admitiu poder vir a reforçá-lo.

in Jornal de Negócios