A fábrica de Cimentos de Moçambique, localizada na Matola, província do Maputo vai duplicar a capacidade de produção para um milhão de toneladas anuais, a partir de Maio de 2011, anunciou o presidente da Comissão Executiva da empresa, Steffen Kasa.
A empresa acaba de efectuar um investimento superior a 23 milhões de dólares na aquisição de um novo moinho e três ensacadeiras de modo a que a produção aumente de 500 mil toneladas para um milhão por ano.
"Neste momento estamos a instalar o novo moinho e todas as componentes pesadas já estão nas instalações da fábrica. Estamos a fazer a obra civil, operações mecânicas, bem como as necessárias instalações eléctricas", disse Steffen Kasa.
A empresa acredita que com a conclusão das obras estará em condições de responder às necessidades de cimento em Moçambique pelo menos até 2015.
Estão igualmente em fase de aumento de produção as fábricas de cimento do Dondo, na província de Sofala e de Nacala, na província de Nampula, actualmente com capacidade para 240 e 120 toneladas e que alimentam os mercados do centro e norte de Moçambique.
O consumo de cimento em Moçambique deverá atingir um milhão e quinhentas mil toneladas em 2014, tendo em conta os vários projectos de construção previstos pelo Governo e sector privado, particularmente no domínio de infra-estruturas. Em 2018 as necessidades irão situar-se em um milhão e oitocentas mil toneladas por ano.

In IMENSIS