A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Assinatura do memorando de entendimento entre Portugal e o Brasil - Ordem Arquitetos

  1. #1
    Membro Efetivo Avatar de bradesmofo
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    70

    Padrão Assinatura do memorando de entendimento entre Portugal e o Brasil - Ordem Arquitetos

    Segue Nota informativa sobre a Assinatura do memorando de entendimento entre Portugal e o Brasil, relativo ao reconhecimento mútuo de títulos de formação académica em Arquitectura.


    Nota Informativa. Assinatura do memorando de entendimento entre Portugal e o Brasil, relativo ao reconhecimento mútuo de títulos de formação académica em Arquitectura.
    22.08.2012
    Ordem dos Arquitectos
    Conselho Nacional de Admissão

    No âmbito dos trabalhos da “Subcomissão sobre Reconhecimento de Graus e Títulos Académicos e para Questões Relativas ao Acesso a Profissões e ao seu Exercício” - a funcionar no quadro da Comissão Bilateral Permanente prevista no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado a 22 de abril de 2000 -, nos quais a Ordem dos Arquitectos tem vindo a participar, foi ontem assinado, em Brasília, um memorando de entendimento entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e a estrutura homóloga no Brasil, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

    Este memorando visa a implementação de mecanismos de reconhecimento mútuo dos títulos de formação académica contemplando, numa primeira fase, as formações em arquitectura e em engenharia.

    Tratando-se da resolução de uma etapa importante no processo de concretização das medidas estabelecidas pelo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta assinado entre os dois países, importa sublinhar que este memorando se refere especificamente ao reconhecimento dos títulos de formação académica, sendo de igual modo necessário identificar os mecanismos de reconhecimento das qualificações profissionais (que estão para além das qualificações académicas) que estabelecem as condições de acesso à profissão e ao seu exercício, nomeadamente o registo profissional nas autoridades competentes para o efeito.

    A Ordem dos Arquitectos apresentou já à “Subcomissão sobre Reconhecimento de Graus e Títulos Académicos e para Questões Relativas ao Acesso a Profissões e ao seu Exercício” uma proposta para a definição de mecanismos que possibilitem o reconhecimento mútuo e automático das qualificações profissionais dos arquitectos, matéria que espera ver incluída na agenda da Cimeira Luso-Brasileira, agendada para 6 de Setembro.


    Vítor Carvalho Araújo
    Presidente do Conselho Nacional de Admissão
    22.AGO.2012

  2. #2
    Especialista Avatar de jjoverdadeiro
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    381

    Padrão

    A ver se isto vai dar em alguma coisa. Estou um pouco céptico que por causa do acordo as coisas mudem de um dia para o outro. Aço que o Brasil vai continuar com as suas políticas proteccionistas em relação às suas empresas e engenheiros.

Tópicos Relacionados

  1. Arquitetos a 500 euros
    Por ritinha no fórum Arquitectura e Design
    Respostas: 6
    Última Mensagem: 09-06-2013, 23:44
  2. Respostas: 1
    Última Mensagem: 17-01-2013, 15:13
  3. Arquitetos não conseguem estágio
    Por lania no fórum Arquitectura e Design
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 13-09-2012, 12:38
  4. Primeiro Workshop de Medição à Laser para Engenheiros e Arquitetos
    Por EngenhariaCivil.com no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 24-08-2012, 12:54
  5. Acordo entre Portugal e o Brasil para Reconhecer Cursos
    Por Rui Antunes no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 22-08-2012, 17:11

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •