Ola. Gostaria de pedir algumas opiniões a vcs, profissionais que já atuam no ramo, pois estou com dúvidas em relação a minha carreira e as “tendências” futuras para a construção civil.

Trabalhei durante alguns anos na área da eng civil e pretendo (ou pretendia,agora já nao sei..rsr) iniciar a faculdade ano que vem. Gosto muito do ramo, de cálculos, física, estruturas, etc, etc.

Sobre os arquitetos, confesso que sempre fui ignorante quanto ao assunto, achava coisas do tipo “arquiteto só inventa frescura”, “arquiteto só faz projeto, quem executa a obra é o engenheiro” e coisas do tipo.

Acontece que por acaso e por curiosidade, comecei a ver alguns trabalhos deles. Fiquei impactado com tamanha criatividade, funcionalidade, esperteza e objetividade com que eles trabalham, totalmente o contrario do que sempre pensei. Nada é colocado por acaso, suas obras são boas, bonitas, funcionais, enfim, tudo o que uma obra precisa ser.

Bom, pra resumir o engenheiro tem 90% de aptidão em calcular a estrutura e 10% em projetar a obra e o arquiteto vice-versa.

Mas, descobri que o arquiteto, apesar de não ter tanta aptidão, também pode calcular a estrutura e executar a obra, ou seja, não precisa do engenheiro pra nada. (com exceção de obras especiais como pontes, prédios, etc)

Agora vamos ser objetivos, quando alguém constrói uma casa, escola, hospital, etc, ele está preocupado com a bitola do ferro que será utilizado dentro de pilar que ninguém verá ou com o aproveitamento do espaço, beleza da obra, etc ? Creio que isso não precisa nem ser respondido....

Então, considerando isso tudo, por que uma pessoa chamaria um engenheiro para construir sua casa (ou uma escola, ou hospital, ou qquer outra coisa) se o arquiteto além de fazer um projeto muito melhor e mais confortável, também irá executar toda a obra, inclusive a estrutura da mesma?

Então, se não estou equivocado, o engenheiro seria o cara certo somente para construir pontes, prédios muito altos, muros de contenção, essas coisas? (que representam cerca de 10% de todas as obras construídas no mundo)

Bom pessoal, gostaria de deixar bem claro que respeito ambos os profissionais, não quero desmerecer nenhum deles e sei que cada um deve ter sua função especifica.

Apesar de tudo, minha grande paixão é a engenharia civil, mas confesso que analisando tudo isso que falei e pensando na “tendência” pra construção civil, fico com certo medo de me formar e simplesmente não ter mais campo pros engenheiros.

Então, gostaria da opinião de vcs, qual é realmente a diferença dos dois (na pratica), e, na opinião de vcs, quais as tendências pras duas profissões.

Desculpem a pergunta tão longa. Desde já agradeço a colaboração de todos. Abç!