Cerca de 230 milhões de dólares norte-americanos é quanto os Estados Unidos da América (EUA) canalizaram para Moçambique com vista a apoiar a população e a reconstrução de infraestruturas sócio-económicas destruídas por vários tipos de desastres naturais que fustigaram o país entre o ano de 2000 e Fevereiro de 2013.

A contribuição dos EUA é tida como uma das “mais significativas” ajudas direcionadas para a região da África Austral, nos últimos anos, segundo a Embaixada daquele país em Maputo.
A título de exemplo, aquela representação diplomática lembra que em resposta ao impacto causado pelos ciclones Dando e Funso, que em Janeiro de 2012 atingiram as regiões Sul e Centro do país, os EUA colocaram à disposição USD 2,5 milhões “em apenas 48 horas”.
Após as inundações em 2000, aquela potência económica mundial disponibilizou outros 133 milhões de dólares norte-americanos destinados à reconstrução da linha-férrea do Limpopo e da ponte do Xai-Xai, acrescenta fonte da Embaixada norte-americana em Maputo, salientando que, nos últimos anos, o seu governo tem sido um dos maiores contribuintes do Programa Mundial para Alimentação (PMA), em Moçambique, instituição da família da Organização dasNações Unidas.
Para socorrer as vítimas das cheias que, em Fevereiro deste ano de 2013, afetam as cidades do Chókwè, Guijá e Xai-Xai, na província de Gaza, os Estados Unidos da América acabam de contribuir com 1,7 milhão de dólares norte-americanos, de acordo ainda com a representação diplomática norte-americana em Moçambique.

in Verdade Online