Já estão marcadas para Agosto e Setembro diversas ações de protesto contra a introdução de portagens na autoestrada do Algarve A22 - Via do Infante.

Organizadas pela Comissão de Utentes da Via do Infante incluirão protestos junto às residências de férias do primeiro-ministro e do presidente da República, na praia da Manta Rota e na Aldeia da Coelha, respetivamente.

A mesma comissão considera quer o Governo quer o Chefe de Estado como "personas non gratas" na região do Algarve, uma das mais prejudicadas pela extinção das SCUT, acrescentando que "Só com a continuação da luta, forte, determinada e sem medo, será possível apressar o fim das portagens. A Comissão de Utentes da Via do Infante apela a todos os utentes e populações em geral para participarem ativamente nas iniciativas e ações contra as portagens na Via do infante -- a bem do Algarve".

Os protestos incluirão igualmente marchas lentas na EN125 no dia 27 de julho, a partir de Altura, uma entre Odiáxere e Lagos e ainda um protesto entre a sede do Moto Clube de Faro e a entrada da cidade, ambas em setembro.

A A22 registou uma quebra no tráfego médio diário de 44,4% no último trimestre de 2012, segundo um relatório do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.