Trata-se do maior projeto de infraestrutura feito pela Vale em África, segundo o respetivo diretor de logística, Ricardo Saad. Espera-se que o empreendimento traga soluções adicionais às necessidades de escoamento de recursos minerais.
A Vale Moçambique vê Nacala como o caminho mais acertado para escoar carvão aos mercados internacionais.

Esta quarta-feira, a empresa brasileira assinou um acordo de cooperação com os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), para a construção do corredor logístico de Nacala. O projeto impõe desafios, mas a Vale pretende concluir a ferrovia até ao segundo semestre de 2014.
O diretor de logística da Vale Moçambique, Ricardo Saad, avançou que este é um dos projetos de grande envergadura da Vale em África. ˝É um desafio para nós, não era fácil a consolidação de um projeto desta natureza. É um sonho que se torna realidade. É o maior projeto de infraestrutura em África feito pela Vale. Naturalmente, é um marco importante”.
O representante da Vale garantiu ainda que a meta da Vale é viabilizar o negócio de carvão em Moçambique.
˝É importante que tenhamos visão clara. A nossa meta é circular o primeiro comboio até ao segundo semestre de 2014”, revelou Saad.
Ricardo Saad disse ainda que com trabalho e determinação, o objetivo será alcançado. “É um projeto onde a Vale tem a responsabilidade de entregar a ferrovia e iniciar as operações da linha até ao segundo semestre de 2014”, frisou.

in O País