A mostrar resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Trabalhar em Hidráulica

  1. #1
    Membro Júnior Avatar de DSilva
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    12

    Padrão Trabalhar em Hidráulica

    Sendo eu finalista de Eng. Civil e como, de entre todas as disciplinas que estudei, as que mais me seduziram foram, sem dúvida, as hidráulicas gostava pedir uns conselhos aos membros do fórum.

    Qual a situação do mercado em hidráulica actualmente? Tenho a ideia que é uma área muito específica onde não é necessário muitos engenheiros.

    Qual a melhor forma de conseguir trabalho nessa área? Através dos serviços municipalizados das câmaras, através de empresas privadas? Confesso que conheço poucas...

    Ter um mestrado e/ou doutoramento é essencial? E onde poderei adquirir mais conhecimentos dentro da hidráulica? É algo que me agrada bastante e que, mesmo que não consiga arranjar emprego dentro da área, gostaria de continuar a aprender mais, seja através de livros ou da internet.

    Se me pudessem esclarecer estas dúvidas ficaria agradecido.

    Os meus cumprimentos.
    DSilva

  2. #2
    Membro Sénior Avatar de anacosta
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    160

    Padrão

    Olá DSilva, no que diz respeito a obras nacionais, há neste momento alguma procura de engenheiros civis na área de hidráulica, muito devido à construção de barragens. A quem tirou uma licenciatura das antigas, aconselho a fazer o mestrado, não por uma questão de conhecimentos, pois a licenciatura antiga, se tirada numa boa universidade, é suficiente do ponto de vista técnico para começar, mas por uma questão de qualificação profissional. De facto, infelizmente, o mestrado actual (lic+mes de 5 anos), apesar de em geral ser inferior do ponto de vista curricular (na minha opinião), permite uma progressão mais rápida na carreira. Doutoramento é um desperdício, se não pensa seguir a vida académica. Uma boa empresa de hidráulica para onde poderá enviar o seu currículo, é a Hidroprojecto.

  3. #3
    Membro Intermédio Avatar de portlima
    Data de Registo
    Mar 2010
    Empresa
    Odebrecht
    Mensagens
    29

    Padrão

    Em que área da Hidráulica gostava de desenvolver a sua actividade profissional?

  4. #4
    Membro Júnior Avatar de DSilva
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    12

    Padrão

    Lamento só responder agora mas nos últimos dias foi-me impossível vir ao fórum.

    anacosta, obrigado pela resposta!

    portlima, no meu curso tive essencialmente contacto com redes de abastecimento e de drenagem de águas residuais tal como com Hidrologia. Todas as matérias me agradaram mas, confesso, tive uma preferência pela Hidrologia e estudo de bacias hidrográficas. No entanto, julgo que é precisamente aí que a possibilidade de arranjar trabalho é menor. De qualquer forma, todas me cativam e gostaria de trabalhar em qualquer uma delas.

    Em relação a estudos mais avançados como Hidráulica Fluvial, Marítima, etc., a que mais interesse me levanta é a Marítima.

  5. #5
    reign2win
    Visitante

    Padrão

    Bom tópico!

  6. #6
    Membro Júnior Avatar de DMendes
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    13

    Padrão

    Interessante!

  7. #7
    Membro Estagiário Avatar de Gabriel Pinheiro
    Data de Registo
    Jan 2014
    Mensagens
    1

    Padrão

    Caso queira trabalhar com hidráulica predial e industrial o melhor livro para estudo é: Instalações Hidráulicas - Prediais e Ind - Macintyre, Archibald.

    Ao terminar o dedicado estudo a este livro certamente já poderá começar a ganhar dinheiro nesta área podendo até mesmo montar sua própria empresa.

Tópicos Relacionados

  1. Trabalhar no Brasil
    Por The__Game no fórum Discussão Geral
    Respostas: 4
    Última Mensagem: 02-11-2012, 11:00
  2. Respostas: 0
    Última Mensagem: 16-08-2012, 12:30
  3. Respostas: 0
    Última Mensagem: 28-08-2010, 9:56
  4. software para trabalhar com elementos finitos??
    Por w_jf no fórum Discussão Geral
    Respostas: 6
    Última Mensagem: 19-06-2010, 9:32
  5. Melhores empresas de construção para trabalhar 2010
    Por martinha no fórum Discussão Geral
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 30-03-2010, 16:40

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •