Saiba mais sobre a história, a identificação e o valor de vários estilos diferentes de cadeiras Eames, fabricados pela Herman Miller originalmente e posteriormente pela Vitra para distribuição na Europa e no Oriente Médio.

1- Cadeiras de fibra de vidro




Não se surpreenda, agora que o estilo tem sua atenção se você começar a vê-los em todos os lugares. A versão mostrada aqui é o DSR, que significa Dining Side Rod (o termo bastão referenciando o metal usado para construir a base), e o estilo é possivelmente ainda mais popular hoje do que há décadas atrás. Na verdade, a base desta cadeira com seu atraente cromado empresta seu apelido: a cadeira Eiffel.

O Eames Fiberglass Side Chair foi introduzido em 1951, um ano após a Eames Fiberglass Arm Chair. “Na verdade, era mais desafiador projetar do que a Poltrona porque, sem braços, as bordas onde as costas se encontravam com o assento tendiam a rachar”, segundo o site do Eames Office. Em 1966, a Herman Miller informou que dois milhões dessas cadeiras haviam sido vendidas. Na verdade, havia muitas variações de cadeira Eames usando a “casca” de fibra de vidro moldada e elas são frequentemente referenciadas como Cadeiras de concha com e sem braços. Alguns têm bases feitas de madeira e há até uma versão de balanço da poltrona. Outros tinham bases rolantes para uso em escritório. Nem todos tinham uma construção de base tão complicada, no entanto.

Muitas das cadeiras laterais foram feitas com quatro pernas simples para que pudessem ser facilmente empilhadas. As cores originais eram Elephant Hide Grey, Parchment e Greige (uma combinação de cinza e bege). Eles introduziram Orange Red, Sea Foam Green e Lemon Yellow incrementalmente, juntamente com várias outras cores escolhidas por Eames para complementar as casas e escritórios do dia. Eles ainda estão em produção em uma variedade de cores que atraem os consumidores contemporâneos e os atuais fãs do design moderno da Mid-Century.

Algumas versões mais recentes foram feitas em plástico para reduzir o custo em comparação com a fabricação de fibra de vidro.

2 Cadeiras de contraplacado moldado.


Esta cadeira foi declarada o Melhor Design do Século XX pela revista Time. Embora você possa não concordar com essa avaliação, é difícil não reconhecer o frescor modernista dessa cadeira concebida em 1946. O design, referenciado como DCW para a versão de jantar e LCW para a versão lounge, foi introduzido pelo Metropolitan Museum of Art em Nova York, onde foi exibido em uma máquina de tambor para exibir sua durabilidade.

Os primeiros exemplos foram feitos pela Evans Products Company. Muitas dessas cadeiras ainda têm o decalque de Evans preso ao lado de baixo e são as mais desejáveis, e caras do ponto de vista da coleta. Em 1948, o DCW foi feito em colaboração com a Herman Miller. Muitas dessas cadeiras estão marcadas com um adesivo na parte inferior. Eles também podem ter um estêncil indicando a data e o tipo de madeira usada para fabricar a cadeira (como Calico Ash).

Muitas cores e madeiras diferentes foram usadas para criar este design desde então. Acredite ou não, esses assentos feitos de madeira moldada foram vendidos por US $ 32,50 quando eram novos. Ao valorizar a mobília Eames hoje, eles podem facilmente ser vendidos por US $ 2.000 a US $ 3.000 ou mais quando em excelente condição original. Se você gosta do estilo e não se importa se o seu LCW é novo, com base de madeira ou base de metal, você pode comprar um diretamente da Herman Miller por menos de um terço do preço do vintage.

3- Lounge Chair e Otomana Eames




Este design clássico Eames foi introduzido em 1956 e foi feito continuamente pela Herman Miller desde então. Segundo Eames Office, “Os Eameses queriam que a poltrona e o otomano tivessem a ‘aparência acolhedora de uma luva de primeira base bem usada'”. Muitas vezes referida como uma interpretação do século XX da poltrona inglesa do século XIX, essa poltrona tornou-se instantaneamente um símbolo de conforto – e o conforto era um dos principais objetivos de Charles e Ray para esse produto. ” veja mais cadeiras em [REMOVIDO]

Um dos aspectos que o torna tão confortável é o modo como o assento é permanentemente inclinado para tirar o peso da parte inferior da coluna. A primeira cadeira e otomano foram feitas de bases de compensado moldadas e acabadas em couro preto com botões de tufos. As versões originais feitas pela Herman Miller em meados da década de 1950 apregoavam “penas de couro macio e enrugado e plumas” semelhantes a estilos de cadeiras estofadas mais tradicionais.

A Herman Miller agora oferece a Eames Lounge Chair e o Ottoman em uma variedade de cores de couro com madeiras coordenadas. A Vitra, fabricante suíça de móveis de estilo moderno, produziu este design (junto com outros), para distribuição na Europa e no Oriente Médio. Estas não são cópias ou reproduções desde que a Vitra foi autorizada a produzir os móveis usando as especificações originais da Eames.

4- Cadeiras de Alumínio Eames




O grupo de alumínio apresenta vários estilos de cadeira diferentes. De cadeiras laterais a cadeiras de gerenciamento, elas funcionam bem tanto para a forma elegante quanto para a eficiência do escritório, seja na mesa de um funcionário, em um ambiente de diretoria ou na suíte de um executivo.

Os primeiros modelos estavam disponíveis em couro e versões estofadas com costas altas e baixas, dependendo do uso pretendido. Como o nome indica, as armações destas cadeiras são feitas de alumínio fundido em uma única peça. O couro domina a produção atual da Herman Miller e da Vitra, embora uma versão para ambientes externos esteja disponível com tecidos duráveis ​​para todos os climas.

Esse agrupamento surgiu, curiosamente, quando o colega modernista Eero Saarinen pediu aos Eames que produzissem uma linha de projeto especial para a Irwin Miller House, de Alexander Girard, em Columbus, Indiana, de acordo com Eames Office. Essa linha foi planejada para ser usada ao ar livre, mas se transformou nessa linha completa de cadeiras de escritório que ainda hoje é tão popular quanto eram quando foram lançadas em 1958.