Sessão de apresentação e discussão - Relatório para o Crescimento Sustentável uma visão pós-troika

26 de junho | 17h30 | Auditório Nacional da Ordem dos Engenheiros

A Plataforma para o Crescimento Sustentável lançou recentemente um Relatório para o Crescimento Sustentável após a intervenção da Troika em Portugal, no qual é denunciado que o país precisa "de um novo modelo de desenvolvimento e não apenas de um resgate económico-financeiro. É tempo de assumirmos que o nosso problema é estrutural, que não resulta apenas da falta de financiamento externo e que não se resolverá sem uma alteração radical do nosso modelo de desenvolvimento".

O "Relatório para o Crescimento Sustentável - uma visão pós-troika" contou com a colaboração de dezenas de peritos nacionais e internacionais e conduziu à produção de milhares de páginas de diagnóstico e de recomendações.

Tais recomendações serão apresentadas pelo coordenador do documento, Eng. Jorge Moreira da Silva, no dia 26 de junho, pelas 17h30, no Auditório Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

O conjunto de soluções apontadas pode ser sumarizado em cinco vetores fundamentais:

  • Aprofundamento da democracia e da participação cívica;
  • Afirmação de uma nova estratégia de responsabilidade orçamental;
  • Adoção de transformações estruturais e investimentos seletivos e reprodutivos nas áreas que constituem as verdadeiras alavancas do crescimento - conhecimento e empreendedorismo, economia verde e política industrial;
  • Contributo para a refundação do projeto europeu;
  • E assunção das nossas responsabilidades em prol da equidade e da coesão social.


Esta sessão insere-se na estratégia definida pela Ordem dos Engenheiros no sentido de uma participação ativa na construção de soluções para a recuperação do país e, igualmente, com vista a proporcionar o esclarecimento e a oportunidade de debate de temas prioritários com a participação dos seus Membros.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662/3/4
Fax: 213 132 672
Email:colegios@ordemdosengenheiros.pt