A Reabilitação da Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, uma obra da autoria do Arquitecto José Neves, foi distinguida com o Prémio Secil de Arquitectura 2012, atribuído pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e pela Ordem dos Arquitectos. O galardão, reconhecido como o prémio de referência da arquitectura portuguesa, distingue, de dois em dois anos, a excelência na arquitectura.

O Prémio Secil de Arquitectura, atribuído desde 1992, visa promover o reconhecimento público de autores de obras que, incorporando o material primordial da actividade da Secil – o cimento, constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa.

O Júri do Prémio Secil Arquitectura 2012, presidido pelo Arq. Manuel Graça Dias, distinguiu a Reabilitação da Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, do Arq. José Neves, de um conjunto de 21 obras de arquitectura de qualidade exemplar. “Se não tens uma aldeia, meu filho, tens de ir em busca dela! Um menino não pode viver sem ter a sua aldeia”. Esta frase de João dos Santos serviu de estímulo maior para o projecto.

Os edifícios existentes recuperaram‐se e tomaram‐se agora como se tivessem sido construídos em tempos diferentes, fazendo um bocadinho de cidade. O projeto prossegue serenamente esse processo.

O desenho do pátio central completa‐se com um corpo que oferece uma galeria extensa de encontro e estadia como nova entrada da escola e que contém, no piso térreo, a biblioteca e, no superior, os laboratórios. Sob o antigo pátio das caravelas, constroem‐se os balneários da escola.

O átrio principal original, nunca utilizado, é agora átrio de um pequeno salão nobre desenhado como um pavilhão de jardim.

Nos espaços exteriores, sublinha‐se a continuidade da vegetação da Tapada através de novas plantações, de modo a enfatizar o sentido de jardim público do conjunto.

As obras de recuperação e modernização da Escola Básica Francisco de Arruda (obra original do Arq. António Pedroso, 1953), promovidas pela Parque Escolar, estiveram a cargo do consórcio Aníbal de Oliveira Cristina, Lda./ Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A.

Fonte: SECIL