O financiamento em falta para a realização de obras de modernização do aeroporto internacional de Maputo foi obtido quinta-feira com um empréstimo de 20 milhões de euros concedido pelo Banco Europeu de Investimento, informou o jornal Notícias, de Maputo.

O empréstimo bonificado, cujo contracto foi quinta-feira assinado, vai permitir a repavimentação da pista principal, caminhos de circulação e da placa de estacionamento de aeronaves, a reparação do sistema das luzes de aterragem e melhoria do fornecimento de água para casos de incêndios e das infraestruturas de abastecimento de combustível às aeronaves.

Os 20 milhões de euros (27,2 milhões de dólares) emprestados pela instituição financeira europeia permitem completar os 70,5 milhões de dólares necessários para a realização das obras programadas, tendo o primeiro financiado sido atribuído em Maio passado pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

O ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, destacou que o BEI tem concedido financiamentos em termos favoráveis como este último que tem um período de maturação de 20 anos, incluindo quatro de graça e uma taxa de juro de 0,99%.

Estas obras deverão ficar concluídas em 2017, prevendo-se assistência técnica do BEI durante as fases de planeamento e de construção.

Com uma relação de muitos anos, Moçambique já recebeu apoios financeiros do BEI na ordem de 296 milhões de dólares aplicados em projetos na área financeira, infraestruturas de base, saúde, energia, telecomunicações, transporte, turismo e abastecimento de água e saneamento.
in Club of Mozambique