O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, considera que o aeroporto da Portela não é uma infraestrutura temporária, mas antes uma infraestrutura central, sendo aquela que, de longe, movimenta mais de longe no conjunto dos aeroportos.
Segundo o governante, o aeroporto tem capacidade para crescer para além dos 18 milhões de passageiros, previstos para 2017, não havendo planos a curto ou médio prazo para a construção de qualquer outro aeroporto em Lisboa

Para isso, está a contribuir o novo terminal internacional e de transferência de passageiros, que já estava previsto no plano de desenvolvimento iniciado em 2007 com a construção do Terminal 2, que representa um investimento total de mais de 350 milhões de euros na expansão do aeroporto.

O investimento na Portela é o que vai permitir, segundo o secretário de Estado, a redução das taxas aeroportuárias na Madeira e o congelamento das taxas no Porto, Faro e Açores. Na Madeira, a redução tem efeitos imediatos e "no prazo de dez anos" as taxas deverão ser iguais às praticadas em Lisboa, garantiu.