A NVE engenharias concluiu mais um projeto no sector da saúde, nomeadamente a remodelação de fracções para uma Clínica Médica, no Mercado Municipal de Mesão Frio, distrito de Vila Real.

A cerimónia de inauguração organizada pelos proprietários, Dr. Pedro Alves e Dr. Francisco Alves, decorreu no passado dia 15 de Fevereiro de 2014, contando com diversos convidados, entre os quais a ilustre presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Dr. Alberto Pereira, que descerrou uma placa alusiva ao momento, tendo sido a NVE representada pelo Dr. José Óscar Nogueira. *
A Clínica Médica de Mesão Frio insere-se num edifício de comércio e serviços recentemente executado e de características modernas, implantado em plena zona urbana, o atual “Mercado Municipal”. Na expectativa de corresponder a uma necessidade que vinha sendo sentida, a Clínica Médica de Mesão Frio oferece serviços nas especialidades de cirurgia geral/pequena cirurgia, medicina dentária, enfermagem, medicina geral e familiar, dermatologia, pediatria, psicologia, terapia da fala, osteopatia, entre outras.
A NVE realizou a obra num prazo bastante curto, pouco mais de um mês, cumprindo o estabelecido e procurando, como sempre, satisfazer o desejo do cliente. O espaço foi totalmente adaptado a pessoas com mobilidade reduzida, integrando uma sala de espera, espaço de receção, consultórios médicos, consultório de medicina dentária, sala de raio-x, vestiários, instalações sanitárias, escritório, sala de desinfeção e esterilização, e uma sala de sujos e despejo. As divisões criadas foram executadas com recurso a paredes de tijolo e gesso cartonado com isolamento acústico. Os tetos foram todos homogeneizados para o pé direito exigível, 3,00m, e todos os compartimentos são agora servidos por ventilação natural e/ou mecânica e ao mesmo tempo climatizados. Ao nível do pavimento, a solução adoptada passou pela inclusão de vinílico, garantido assim uma superfície estável, durável, contínua e em perfeita harmonia com os restantes materiais e elementos construtivos presentes na obra.

De entre os vários trabalhos, a NVE destaca o cuidado aplicado na sala de raio-x, com o objetivo de assegurar a proteção contra radiações, quer aos utentes, quer às pessoas na vizinhança da sala e aos próprios técnicos em serviço. A solução passou pela utilização de reboco de barita nas paredes e aplicação de folha de chumbo com uma espessura mínima de 2mm na porta de acesso com a colocação de um vidro chumbíneo na porta que permitirá a observação do paciente por parte do técnico de saúde.


Publicado a pedido de Rui Pedro Araújo - NVE Engenharias