O Governo chinês compromete-se a terminar todas as obras de construção de infra-estruturas que está a executar em Moçambique. Esta garantia foi dada ao primeiro-ministro Aires Aly, na sequência de uma visita que realizou recentemente àquele país asiático.
No topo das obras de construção que os chineses estão a levar a cabo em Moçambique, estão a reabilitação e modernização do Aeroporto Internacional de Mavalane, a construção do Estádio Nacional no Bairro do Zimpeto, em Maputo, do edifício sede da Procuradoria Geral da República e ainda o Palácio da Justiça, tudo também na capital do País.
Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze, a visita do Aires Aly à China tinha como um dos grandes objectivos estreitar as relações de cooperação que já existem entre a Republica de Moçambique a República Popular da China, tanto na perspectiva bilateral como na perspectiva multilateral no quadro do fórum China e África que tem sido realizado.
“A política do Governo de Moçambique é contar com o envolvimento da china nos esforços do Governo na luta contra a pobreza e desenvolvimento socioeconómico”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze.
Banze disse ainda que como resultado da visita houve muita receptividade por parte das autoridades chinesas naquilo que são as preocupações da parte do Governo moçambicano particularmente na parte ligada às infra-estruturas, tendo em conta que contribuem em grande medida para o desenvolvimento sócio económico do país.
Banze alegou que a visita do PM moçambicano também serviu para troca de pontos de vista sobre determinadas situações.
“Saímos reforçados na relação com a República de China. Houve cometimento do Governo chinês em concluir algumas infra-estruturas”, concluiu o porta-voz do Conselho de Ministros.

in Canalmoz