O ministro da Energia do Malawi disse que o governo do seu país está atualmente em negociações avançadas com financiadores do projeto e a matéria será submetida para a apreciação do parlamento.

O governo malawiano anunciou que está numa fase avançada de negociação de financiamentos para a implementação do projeto de interconexão elétrica com Moçambique.
Em Abril último, os dois países assinaram um acordo sobre o projeto que ficou muitos anos em ‘banho-maria’, que irá permitir o acesso do Malawi à rede elétrica regional, à qual está ligada a maioria dos países da região.

Citado pela agência de notícias Nyasa Times, o ministro da Energia do Malawi, Ibrahim Matola, disse que o governo do seu país está atualmente em negociações avançadas com financiadores do projeto, sendo que, logo após a sua conclusão, a matéria será submetida para a apreciação do parlamento. “Deve assegurar-se ao público que o acordo de interconexão elétrica com Moçambique será materializado, porque, agora, estamos a finalizar os acordos com os financiadores”, disse o governante, citado pela AIM. “A energia é um elemento crucial de desenvolvimento e de atração de investidores para o Malawi. Se resolvermos 70 por cento dos nossos desafios energéticos, iremos facilitar as transações comerciais, aumentar a produção industrial e assegurarmos, deste modo, que também sirvamos o mercado de exportações e reduzirmos os atuais custos de energia”, acrescentou ele.

Inicialmente, este projeto contava com o financiamento do Banco Mundial, num total de 58 milhões de dólares americanos, dos quais 31,75 milhões para o Malawi e o remanescente para Moçambique.

in O País