As obras de reparação e expansão da barragem que abastece de água a cidade de Nacala-Porto começam em meados de 2010, num empreendimento financiado pelo Millenium Challenge Acount (MCA) Moçambique, informou o jornal Nótícias, de Maputo.
De acordo com a proposta do projecto de construção, as obras, com um custo estimado em 38 milhões de dólares, consistirão na reparação da parede da barragem, elevação da altura e melhoria das comportas, entre outras acções de engenharia.
No que toca à expansão, será construída uma nova estação de captação e tratamento com uma capacidade de 20 mil metros cúbicos, uma conduta adutora da rede de distribuição, reservatórios e depósitos elevados.
Este projecto visa aumentar a capacidade de armazenamento da barragem e contribuir para resolver o crónico problema de falta de água naquela cidade.
Para além de Nacala-Porto, o MCA prevê igualmente recuperar o sistema de abastecimento de água à cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, e à vila de Monapo.
O Millenium Challenge Acount Moçambique actua nos sectores de águas e saneamento (com 203,6 milhões de dólares), informatização do cadastro nacional de terras (39,1 milhões de dólares) e a agricultura (17 milhões de dólares).

Fonte: Câmara do Comércio Portugal-Moçambique