Publicado a pedido de Sara Prata - Grupo Ramos Ferreira
A Espírito Santo Capital investe no Grupo Ramos Ferreira, mostrando o seu voto de confiança na estratégia actualmente seguida pelo Grupo, e passando assim, a partir de hoje, a ser também uma parte activa na definição da estratégia futura, com vista à prossecução da expansão e consolidação internacional.

Com uma visão global, experiente, por um lado ambiciosa mas também realista e conhecedora das conjunturas dos mercados em que se insere, a Ramos Ferreira tem ao longo dos últimos anos provado ser capaz de contrariar as tendências negativistas que o sector da construção vive, com especial enfase no mercado Português/Europeu.

Tendo por base uma estratégia bem definida, cautelosa, inteligente e sustentada, num horizonte de médio e longo prazo, a Ramos Ferreira vem desde cedo apostando na diversificação dos seus mercados, tanto a nível de produto/serviço como a nível geográfico, oferecendo hoje uma gama de serviços completa na área das instalações especiais, possibilitando aos seus clientes uma oferta dum pacote completo, “chave na mão”, desde a fase de projecto à execução, nas vertentes de Instalações Eléctricas, Telecomunicações, Segurança, Gestão Técnica Centralizada, AVAC, Águas e Redes de Incêndio.

Actualmente em já seis países, Portugal, Angola, Argélia, Moçambique, Marrocos e Gana, com um total de Volume de Negócios do Grupo superior a 30 Milhões de Euros em 2013.

É precisamente neste conceito de estratégia que a Ramos Ferreira vem por este meio anunciar mais um grande passo decisivo para a garantia do futuro do seu crescimento.

A Sociedade do grupo BES, Espirito Santo Capital, junta-se a partir de hoje ao Grupo Ramos Ferreira, com uma participação directa no seu capital, que embora minoritária, terá uma forte contribuição na gestão e em todas as decisões estratégicas futuras, que se espera vir a trazer à Ramos Ferreira ainda mais rigor, mais solidez, mais competitividade e acima de tudo possibilitar uma visão ainda mais abrangente, na prossecução da expansão internacional, esperando desta forma, para alem de consolidar a sua posição nos mercados actuais, abrir ainda novos horizontes com vista a continuidade desse crescimento sustentado desejado.

A Espírito Santo Capital é uma sociedade integrada no universo de banca de investimento do Grupo BES, que gere fundos de private equity há mais de 15 anos e que actua em Portugal, Espanha, França e Brasil através de uma equipa de 22 profissionais. Tem cerca de 350 milhões de euros de fundos sob gestão e conta com um portfolio de 24 empresas nos segmentos de later-stage, infra-estruturas e energia. O investimento no Grupo Ramos Ferreira foi efectuado através do FCR PME BES, participado pelo FINOVA – Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação, por via de financiamento oriundo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), visando assegurar às empresas beneficiárias finais os meios financeiros adequados à prossecução dos seus objetivos de implementação, expansão ou consolidação da sua posição no mercado nacional e/ou internacional.