A mostrar resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Engenharia civil - futuro "garantido" ?

  1. #1
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Mar 2012
    Mensagens
    2

    Mensagem Engenharia civil - futuro "garantido" ?

    Boas, tenho 16 anos e estou neste momento no meio do ensino secundário (11º) e tenho algumas dúvidas na área para seguir, estou maioritariamente indeciso entre Engenharia Civil, Informática ou Mecânica sendo a Civil a que mais me cativa e por essa mesma razão gostava de saber por alguns de vós se neste momento é um dos empregos com mais procura ou menos problemas a nível de desemprego.
    Estou já a pensar no futuro e em principio irei para o Instituto Superior Técnico (IST) pois pelo que li é uma das faculdades mais honradas do país no campo das engenharias e com mais possibilidade de emprego após a formação e estágio.
    Agradecia algumas opiniões, obrigado !

  2. #2
    csilva88
    Visitante

    Padrão

    se conseguires entrar no IST, em engenharia civil, força pra frente, de la concerteza que teras mais hipoteses de arranjar trabalho no futuro!!!!

    Boa sorte

  3. #3
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Mar 2012
    Mensagens
    2

    Padrão

    obrigado pela opinião e pelo apoio !

  4. #4
    Membro Intermédio Avatar de Sfach
    Data de Registo
    Mar 2012
    Mensagens
    44

    Padrão

    Fazes muito bem em escolher o IST, já que é a universidade que melhor reputação tem fora e dentro do país. Eu estou em engenharia civil no IST e se frequentares este curso garanto te que tens uma óptima formação. Deves ter ouvido, e pelo que vês à tua volta, que a construção parou praticamente em Portugal, mas engenheiros que saiam do Técnico, normalmente, arranjam emprego ao fim de pouco tempo, nem que seja noutra área relacionada com engenharia civil (gestão, por exemplo) e sempre podes trabalhar fora de Portugal, como na Alemanha, Brasil, Angola, entre outros, que estão a pedir engenheiros civis.

    Quanto à engenharia mecânica, esta é muito idêntica à engenharia civil, mas é mais virada para a concepção de motores, máquinas e tudo o mais. A engenharia mecânica está muito ligada à engenharia civil, por exemplo na construção de barragens, os engenheiros mecânicos vão tratar das turbinas, bombas hidráulicas, entre outros elementos mecânicos, e os engenheiros civis vão projectar a barragem em si, vão determinar os volumes de água que dali saem e que são distribuídos para a rede, entre outras.

    A engenharia informática também está a ter muita saída, porque tudo hoje em dia é realizado em programas. Tanto em engenharia civil como em engenharia mecânica se aprende a programar (programas relacionados com a área), mas em informática aprendes um conjunto variado de linguagens de programação, entre outras coisas. Em todas as empresas é sempre necessário um ou vários informáticos para tratarem da parte "informática" da empresa, como protecção da rede da empresa e não só. Por exemplo existem imensas empresas de engenharia civil - hidráulica, que querem é informáticos para programar.

    Bem, mas a engenharia civil é um mundo!
    Como já viste, pela página do site, a engenharia civil tem várias áreas de especificação: estruturas, geotécnia, hidráulica, vias de comunicação e construção, que depois escolhes quando estiveres a entrar no mestrado, mas isto é daqui a uns anos se fores para engenharia civil .

    Se tiveres alguma dúvida ou quiseres perguntar alguma coisa, não hesites.

  5. #5
    Membro Júnior Avatar de Marcos Silva
    Data de Registo
    Apr 2012
    Mensagens
    13

    Padrão

    Eu particularmente recomendo aquela que lhe mais chame a atenção...

Tópicos Relacionados

  1. Desinvestimento na reabilitação - Siza Vieira no "Jornal Construir"
    Por pedromanuelquaresma no fórum Durabilidade e Reabilitação de Estruturas
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 14-01-2013, 18:29
  2. Livro: "Soil Nailing - Best practice guidance (C637)" CIRIA
    Por Goncalo no fórum Livros e Revistas
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 23-11-2012, 3:08
  3. Conclusões 1º Encontro "Juntos na prevenção no setor da construção"
    Por EngenhariaCivil.com no fórum Segurança e Qualidade na Construção
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 12-11-2012, 16:08
  4. Blog de estudo "ENGENHARIA ALTERNATIVA"
    Por flytterafael no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 26-08-2012, 20:56

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •