Entrámos na reta final da votação para os Órgãos Nacionais e Regionais da Ordem dos Engenheiros e dada a importância do exercício deste direito, e igualmente deste dever, por parte de todos os Membros desta Ordem Profissional, poderá exercê-lo através de um dos seguintes meios à sua disposição:

- Presencialmente, no próximo sábado, dia 23, entre as 09h00 e as 20h00 (19h00 nos Açores);

- Eletronicamente, pela internet, com acesso através do Portal das Eleições, processo que tem decorrido, em permanência, desde as 00h00 do passado dia 13 e que decorrerá até às 20h00 (19h00 nos Açores) do próximo sábado, dia 23 de fevereiro. No Portal das Eleições encontrará também as instruções necessárias para votar e um vídeo demonstrativo desta votação.

A Ordem dos Engenheiros utiliza, no processo de votação eletrónico, uma plataforma desenvolvida e testada pela empresa Multicert. Por motivos técnicos diretamente associados a esta plataforma, só é possível votar com garantia de segurança e sigilo utilizando o browser Internet Explorer (versão 6 ou superior).

As linhas de apoio ao eleitor, disponibilizadas pelas Regiões e Secções Regionais, têm recebido pedidos de esclarecimento por parte de diversos Colegas que têm sentido algumas dificuldades na utilização da plataforma de votação eletrónica. Da experiência adquirida resultam algumas recomendações práticas que podem solucionar estas dificuldades:

1. Para instalação dos certificados de segurança da plataforma de votação, deve confirmar que tem permissões de administração no computador que está a usar ou obter essas permissões junto do administrador do sistema.
2. Caso já tenha tentado mas não tenha conseguido votar eletronicamente, verifique:
- se reiniciou o computador;
- se está a usar a versão de 32 bits do Internet Explorer (IE). O sistema de votação não funciona na versão de 64 bits. Para verificar a versão do IE, basta abrir o programa e carregar na opção "Acerca do IE" no menu "Ferramentas".
Para executar a versão do IE a 32 bits, aceda ao "Meu Computador", à pasta "C:\Program Files (x86)\Internet Explorer", e execute o programa "iexplore.exe".
Abra de novo a plataforma de votação, permita a instalação do suplemento, caso seja solicitado, e prossiga com a votação.
3. Se as recomendações acima não solucionarem as suas dificuldades, contacte a linha de apoio ao eleitor da sua Região ou Secção Regional.

Se perdeu o código pessoal secreto (PIN) que lhe foi remetido, pelo correio, num invólucro fechado, poderá solicitar a atribuição de um novo PIN para efeitos de acesso à plataforma de votação eletrónica via internet, bastando para tal seguir as ligações "Clique aqui para iniciar a Votação", "Não tenho código PIN" e fornecendo os dados de validação solicitados para confronto com a base de dados da Ordem dos Engenheiros.


A Comissão Eleitoral Nacional
Celestino Flórido Quaresma
José Manuel Pinto Ferreira Lemos
António José Coelho dos Santos
Duarte Nuno Fraga Gomes Ferreira
Manuel António Carvalho Cansado