Eficiência Energética em Regadio
Beja, Auditório do COTR
5 de Dezembro de 2012

Os custos energéticos assumem um peso cada vez maior no custo do transporte e de distribuição de
água, significando 30 a 40% do custo total da rega.
Este fórum pretende dar a conhecer as soluções encontradas para reduzir o consumo energético e a fatura energética das infraestruturas coletivas de rega, fruto da experiência e do conhecimento dos técnicos das Associações de Regantes, entidades que gerem estas obras de rega e dos técnicos do COTR - Centro Operativo e Técnologico do Regadio que desenvolvem o seu trabalho ao nível destas infraestruturas colectivas e também ao nível dos equipamentos de rega do agricultor.
O COTR ciente deste problema desenvolveu o Manual de Eficiência e Poupança Energética em Regadio que, nesta sessão, será formalmente apresentado aos técnicos que têm a seu cargo a gestão de instalações eléctricas.
Na sessão serão apresentadas medidas que a diferentes níveis permitem reduzir o custo energético da água, potenciando a sustentabilidade e a competitividade do sector agrícola.


PROGRAMA
10:00h – Manual Eficiência e Poupança Energética em Regadio. COTR – Eng. Fernando
Nunes e Eng. João Mendes. Desenvolvimento dos casos práticos dos Aproveitamentos Hidroagrícolas do Vale do Lis e do Lucefecit
12:30 h – Almoço
14:00h – Custos energéticos nos aproveitamentos hidroagrícolas. Mecanismos de redução.
DGADR – Eng. João Campos (Moderador)
EDIA – Eng. Jorge Vazquez
ABORO – Eng. Carlos Chibeles
ABLGVFX – Eng. Ricardo Azevedo
16:00h – Sector agrícola - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC). Tarifário e Mercado liberalizado – ERSE Dra. Isabel
Apolinário, Consultora da Direção de Tarifas e Preços
16:30-17h – Encerramento

info: geral@fenareg.pt