Eu estoi desenvolvendo uma nova aplicaçao para o calculo de estruturas de concreto e tenho uma duvida em relação à implementação do calculo da abertura das fissuras de acordo com a NBR espero que alguem possa me ajudar.
Atualmente o código na seção 17.3.3.2 especifica que a área de concreto de envolvimento esteja constituída por um retângulo cujos lados não distem mais de 7.5 φ (diâmetro da barra)

O código não da maiores detalhes da forma como definir a área do concreto de envolvimento quando as barras não estão alinhadas verticalmente ou horizontalmente. Para obter um método geral que possa trabalhar com qualquer um dos arranjos de barras, se pode tomar a dedução da parte sobreposta da área dos dois retângulos que correspondem à barras vezinhas. Seguindo o critério da figura embaixo e deduzindo a parte que está sobreposta atras da linha perpendicular ao ponto meio da linha que une os dois eixos das barras:


Esto nos conduz a resultados normais para barras alinhadas verticalmente e horizontalmente. Mas esto pode gerar areas como as da figura seguinte em cyan quando existerem mais de uma linhas:


Com o método proposto a area não conterá a parte vermelha que seria esperada, mas ao mesmo tempo o resultado parece mais racional em relação as áreas das diferentes barras. Por isto seria muito bom conhecer as opiniões de pessoas com experiencia que possam aconselhar ao respeito desta solução e se esta é aceitável.
Obrigado pela opinião.