Ola, bom dia

-sou novo aqui noo forum, e busco ajuda sobre uma questao em dimensionamento dee uma estrutura:

-estruttura toda em concreto: na situasao do dimensionamento de um sobrado de dois pavimentos, optei usar vigas nas dimensoes de 0,40 x 0,15 nas vigas do 2 piso e 3 piso"vigas superiores"

-na ocasiao do primeiro piso, viga 1: optei por uma viga de 0.15x 0,60 e acrescer logicamente um pouco mais de aço a essa viga.....

-poderia ser questionado por vcs, o porqque nao usar uma viga de mesma seçao as dos pisos superiores,: visando economia?

-pois a viga debaixo nao recebe carga das superiores, essas cargas se trasmiten ate os pilares, indo ate as fundasoes.....

-uma situaçao onde uma viga superior transmitise carga para a inferior "ela teria q ce deformar ao ponto de passar cargas indevidamente pela propria estrutura, consequente transferindo a paredes ou outros meios ate conduzir a viga de baixo"'

-isso so aconteceria por meio de algum poblema "erro"

-nao estou calculando a estrutura eqvocadamente....

-mais porque superdimensionar uma viga acreditando em uma situaçao de recebimento de carga, diante da deformaçao da estrutura de algum modo, a elevar acontecer essa situaçao?

- o solo onde essa obra sera apoiada e solo mole, essa deformaçao entao aao llongo prazo acontecera.....

-oque vcs achao da minnha forma de dimensionaar? allgo para compllementar?

-A porrque nao colocar obra em ssollo com boa resistencia, onde responde os reqsittos: nao colapso, nao recalq, e naao rupturra?

-solo encontrado em muita profundidade, nao viavel ao orçamento da edificaçao....

-o solo onde colocarei as fundaçoees ee rasoavelmente bom, mais por meio a calcullos, sei q com passar do tempo ele recalcara um pouco, posibilitando a ocorrencia da situaçao que passei asima
"
- a obra esta sendo calculada com coeficiente de segurança 10, "condiçao de calculo a situaçao, de obra a solo mole"

-aos que me entenderao, qro opiniao de vcs.

-obrigado.