boa noite. Me chamo Rodrigo sou de Ponta Porã/MS, em 2015 minha ponte acabou desabando com a chuvarada que deu aqui no sul do estado, ate que enfim esse ano comecei a reformar. Adiantando que sou amadora no assunto, sou pecuarista e contratei uma empresa de pre moldados para fazer parte da ponte.
Antes da chuva levar a ponte, entre 1 barranco e outro tem em torno de 15 metros, a ponte tinha 8 metros, encurtaram a largura do corgo para poder utilizar troncos de madeira para fazer a estrutura e colocaram 1 metro de terra em cima, era uma ponte com aterro. O corgo é raso, a ponto de passar a pe por ele. Porem os barrancos sao estreitos e alto, em torno de 5 metros de altura, uma situaçao que qualquer chuva ja faz o corgo subir horrores.

Entao vamos ao caso. Fui em uma empresa de pre-moldados e eles me passaram orçamento, comprei 6 longarinas de 12 metros de comprimento, com a ideia de suportar 50 toneladas. As cabeceiras eu mesmo construi, mas peguei um planejamento estrutural com a empresa e segui o planejamento deles, ate ficou um pouco melhor que o planejamento deles, foram usados 180 tonelada de material em geral para a finalizacao das cabeceiras. Cada longarina dessas possui 80cm de altura e 20cm de largura, por 12 metros de comprimento. Porem o tabuleiro da ponte sera em madeira. Nas longarinas possui as brocas com polcas travante para fazer a fixacao da madeira com parafusos. A empresa me pediu pra o tabuleiro, colocar 75 tabuas de madeira, com as medidas 16cm de largura por 8cm de espessura, com 6 metros de comprimento cada tabua, que daria a largura da ponte. Para o rodado me pediram 60cm de largura por 6cm de espessura ou seja, onde vai passar as rodas terá 14cm de madeira.