Boa noite, sou aluna de Engenharia Civil e estou a fazer um trabalho sobre Processos de Construção e Edificações e estou com a algumas dúvidas, a pergunta é a seguinte:

Recentemente, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, num lote onde existia um edifício que havia sido parcialmente demolido (só se manteve, por imposição camarária, a fachada principal que tinha interesse arquitectónico) iniciou-se a construção dum novo edifício com 3 pisos enterrados destinados ao estacionamento de veículos. A solução projectada foi a de uma contenção periférica tipo “Berlim Definitivo” ou “Munique”. Os dois edifícios adjacentes ao lote em causa tinham mais de 50 anos de idade de construção e não eram dotados de caves. Aconteceu, na fase em que estava a decorrer a execução da cortina periférica (que se tinha iniciado há cerca de 3 semanas) o desabamento da fachada que se pretendia manter e a rotura parcial de elementos construtivos dum dos prédios adjacentes. O que pensa que poderá ter justificado aquelas ocorrências, as quais obrigaram à evacuação de ambos os prédios adjacentes? Justifique.

Se fosse um técnico da autarquia que fosse incumbido de actuar face às ocorrências da pergunta anterior, como procederia? Justifique.

Agradeço a ajuda desde já.