Gestão ambiental e rural melhora com uso de geotecnologias
Ferramenta indispensável no planeamento territorial, tecnologias geoespaciais estão revolucionando a forma de administrar bens imóveis

Curitiba, 13 de maio de 2013 – Uma série de cursos que vai acontecer no dia 18 de junho em São Paulo (SP) irá mostrar como tirar proveito dos dados geoespaciais e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na gestão territorial, no planeamento urbano e na administração pública e privada. Para conferir a grade de mini-cursos e se inscrever, acesse MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.

O Curso de georreferenciação de imóveis rurais irá discutir a nova legislação sobre o assunto e também abordará aspetos técnicos, como o levantamento de campo, assunto de importância para proprietários de imóveis e técnicos que trabalham com levantamentos. Já o Curso de Cadastro Ambiental Rural, com enfoque no novo Código Florestal, vai abordar os principais aspetos desse novo instrumento de regularização ambiental rural, com destaque para os desafios técnicos e normativos associados à implementação do CAR e às oportunidades abertas aos prestadores de serviços, empresas e governos.

Ainda, o Curso de Geoprocessamento na Gestão de Municípios irá trazer as soluções para evitar erros nas fases de projeto, contratação e atualização de programas de geoprocessamento em prefeituras de médio e pequeno porte. Um representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será o instrutor de um curso sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), com destaque para a iniciativa brasileira de organização das informações geográficas.

E, por fim, haverá um mini-curso que mostrará porque implantar Geomarketing nas empresas e quais o ganhos que isso traz, com duas instrutoras especialistas no setor de inteligência geográfica.

Os mini-cursos, que serão realizados como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais -, terão seis horas de duração e incluem certificado. São direcionados a profissionais que desejam conhecer os conceitos básicos e as possibilidades de aplicação das geotecnologias.