CURSO DE FISCALIZAÇÃO E CONDUÇÃO DE OBRAS DE AVAC


Introdução

Na manutenção das instalações técnicas especiais de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, correntemente designadas por AVAC, é importante preservar o bom estado dos equipamentos e sistemas para manter a Qualidade do Ar Interior. Mas, não é suficiente! É necessário e fundamental que estas sejam correctamente aplicadas, de forma a não influenciar negativamente o equilíbrio sustentável do meio ambiente terrestre, bem como não utilizar indiscriminadamente sistemas com hidrofluorcarbonetos, ainda prejudicais à camada do ozono, ou simplesmente relativizar a poupança de energia, porque se melhora a qualidade da envolvente dos edifícios ou, ainda, porque se utilizam programas de informática com optimização, mais ou menos apurada, dos consumos energéticos. Nesta conformidade, é imprescindível ter atitude organizacional. É neste contexto que a analise organizacional no projecto dos sistemas e equipamentos e a consequente manutenção de melhoramento, das instalações de AVAC, estão directamente relacionadas com o consumo da energia e a Qualidade do Ar Interior.

Objectivos

No fim do Curso, os Formandos serão capazes de assumir as seguintes responsabilidades:

- Fiscalização e Coordenação da obra AVAC
- Controlo de qualidade dos equipamentos, materiais e procedimentos de montagem
- Controlo de custos
- Controlo de prazos
- Inspecção e Supervisão no arranque
- Assistências Técnicas na manutenção

Programa

1 - Projecto e Gestão das Instalações de AVAC

2 - Eficiência energética dos edifícios
(RCCTE Dec_Lei 80_2006)
(RSECE Dec_Lei 79_2006)

3 - A Energia

4 - Produção de Energia Térmica para AVAC

5 - Sistemas de AVAC

6 - Equipamentos dos Sistemas de Tratamento do Ar

7 - Caso de Estudo

Interessa a

- Responsáveis pela manutenção dos equipamentos de AVAC de empresas afins,
- Responsáveis de peritagem e de pareceres AVAC,
- Responsáveis por avaliação Técnica de Instalações (mecânicas) AVAC,
- Projectistas com funções em gabinetes de projectos nas áreas do AVAC,
- Responsáveis na fiscalização das empresas da especialidade.


Método de exposição

Durante a exposição serão referidos sempre que possível casos práticos específicos das diferentes situações; O problema a tratar; O Objectivo a atingir; A solução ou soluções a propor.


Formador

Eng. Carlos Martins Pereira. Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial. Bacharel em Engenharia Mecânica. Curso de Especialização, no Instituto Superior de Formação NEU, em Lille - França, nas Áreas de Climatização, Ventilação, Condicionamento de Ar Têxtil, Arrefecimento de Águas, Despoeiramento, Transporte Pneumático, Captação Destroçamento e Recuperação de Desperdícios, Limpeza Centralizada por Vácuo e Gestão de Energia. Sócio Gerente da Empresa Aerotermo, Lda., de Estudos, Projectos e Montagens de instalações industriais nas áreas da Aerodinâmica e Termodinâmica. Sócio Gerente de Aerovouga, Lda., do mesmo ramo e Vento Domável, Lda, esta vocacionada para as energias renováveis, eólica, solar e fotovoltaica. Foi Formador do Módulo "Climatização", na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, no âmbito do Curso "Frio e Climatização". Formador na APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, no âmbito dos cursos "Técnico de Sistemas de Climatização" e "Técnico de Electricidade Aplicada à RAC". Formador no IEFP do Porto - Instituto de Emprego e Formação Profissional no âmbito do Curso Técnico de "Refrigeração e Climatização". Formador no ISQ do Porto - Instituto de Soldadura e da Qualidade, no âmbito dos Cursos "Técnico de Equipamentos Domésticos" e "Reparação e Instalação de Equipamentos AVAC". Autor da Publicação "Tecnologia da Climatização". Responsável por Instalações Industriais de Ventilação/Climatização e Despoeiramento/Transporte Pneumático realizadas em mais de 60 Empresas.


Data e Horário

Dia 21 Setembro de 2012
08:45 - 09:00 Recepção

Manhã:
09:00 - 11:00 Curso
11:00 - 11:30 Pausa
11:30 - 13:00 Curso
13:00 - 14:30 Pausa

Tarde:
14:30 - 16:30 Curso
16:30 - 17:00 Pausa
17:00 - 18:30 Curso

Preço da Inscrição

O valor da inscrição é de 120,00 Euros (+ 23% IVA), pagável até à data de realização do Curso, e inclui os Textos de Apoio, Coffee-Breaks e um Certificado de Frequência. Número máximo de inscrições: 12


Local do Curso e Informações

CESU - Centro de Ensino Secundário e Universitário
Praça das Flores, nº 125 - 3º - Sala 33
4300 - 401 Porto

Tel.: 22 093 75 30 Fax: 22 093 75 28
Email: cesu@cenertec.pt
Site: CESU - Centro de Ensino Secundrio e Universitrio