Vai decorrer no IST/Fundec, em Lisboa, nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro, o Curso de Aplicação da Norma de Sustentabilidade do Sistema LiderA nos Hotéis - Acreditação de Assessores.

Os empreendimentos turísticos, desde logo as unidades hoteleiras, têm um desempenho ambiental que pode variar em ordem de grandeza até 10 vezes em áreas como a energia, água ou resíduos. A procura de um bom desempenho ambiental e da sustentabilidade tem vindo a assumir com cada vez mais importância na promoção, projetos e gestão de edifícios e ambientes construídos, sendo útil incluir uma abordagem integrada e eficiente que suporte o desenvolvimento dos empreendimentos turísticos.

O sistema voluntário designado por LiderA (Liderar pelo Ambiente) suporta de forma eficiente quais os aspetos a considerar para o bom desempenho do edificado (LiderA) no sentido da sustentabilidade. Desde 2007 que tem vindo a certificar hotéis e ou outros empreendimentos turísticos

O programa inclui uma abordagem aos princípios e áreas a considerar para a procura da sustentabilidade pelo LiderA bem como de soluções e modos de gestão sustentável.

As sessões baseiam-se na apresentação da abordagem das áreas de sustentabilidade a considerar, sendo a aplicação prática dessa procura de soluções e modos de gestão para a sustentabilidade em unidades hoteleiras.

Face aos resultados existentes e novos desafios , foi atualizada a norma LiderA para o turismo, tendo em vista facilitar a otimização e gestão nos custos e desempenho ambiental.

O curso assenta na aplicação da folha de cálculo LiderA para selecionar, desenvolver e avaliar soluções com melhor desempenho ambiental e económico (recomenda-se aos formandos que tragam o seu portátil). No final está incluído também um exame para acreditação dos assessores LiderA. Folheto do curso disponível em:
http://www.lidera.info/resources/Cur...6e7fev2013.pdf