Curso de Acessibilidade: inclua o desenho universal na sua formação




Detalhes do Curso
Curso de Acessibilidade: Inclua o desenho universal à sua formação

Cronograma

Dia 11/09/2012: Terça – 13h30 às 17h30 (Módulo I)
Dia 12/09/2012: Quarta – 08h00 às 17h30 (Módulo II)
Dia 13/09/2012: Quinta – 08h00 às 17h30 (Módulo III)

Local
Plenário Eng. Hélio Baís Martins | CREA-MS - Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo

Instrutor
Rafaela Carvalho Gomes - Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia gerontológica e musculoesqueletica e Fisioterapeuta da Byoin Fisioterapia de Campo Grande, membro da equipe da Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida do Estado de Mato Grosso do Sul- SPA/MS.

Henrique Rossi Otto - Arquiteto e Urbanista participou de projetos para elaboração de laudos técnicos de acessibilidade, atualmente é titular do escritório ArqTEAM desenvolvendo projetos na área de reabilitação do espaço construído e arquiteto membro da equipe técnica da Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida do Estado de Mato Grosso do Sul- SPA/MS.

Quézia Tosta - Arquiteta e Urbanista agente social em acessibilidade pela AVAPE. Participou de projetos de elaboração de laudos técnicos de acessibilidade, arquiteta componente da equipe de divisão de projetos da PMCG e membro da equipe técnica da Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida do Estado de Mato Grosso do Sul- SPA/MS.

Público-Alvo
Profissionais e estudantes da área de arquitetura, engenharia, técnicos em edificações e segurança, design de interiores, educadores, pessoas envolvidas com inclusão social e áreas afins.

Objetivo
Para garantir os direitos e o acesso a toda a população aos ambientes e espaços da cidade, especialmente aquelas com algum tipo de dificuldade de locomoção, como os idosos e as pessoas com alguma deficiência física, precisamos entender como se organizam esses espaços, de acordo com os princípios do Desenho Universal, e entender os tipos de deficiência e quais as necessidades que cada uma pode gerar e interferir dentro deste espaço. Este curso tem o objetivo de capacitar os profissionais e estudantes dando a eles condições de criar e/ou adaptar espaços eliminando as barreiras físicas, baseados nas referências técnicas da ABNT 9050/2004.

Conteúdo
- Módulo I: Entendendo a deficiência e eliminando as barreiras.
O que é deficiência; Causas de deficiência; Tipos de deficiência; Prevenção; Mobilidade reduzida; Idosos; Envelhecimento; Alterações fisiológicas do envelhecimento; Como tornar um ambiente funcional; O que são Barreias Atitudinais; A Inclusão social; Sensibilização e conscientização (vivência).
- Módulo II: Acessibilidade: teoria e prática.
O que é acessibilidade; Princípios do desenho universal; Responsabilidade e Ética Profissional: Porque elaborar projetos acessíveis; Legislação Federal (Aplicação do Decreto Federal nº 5.296/2004); Normas Técnicas da ABNT; Atuação dos Órgãos Públicos; O que deve ser acessível; Sinalização; Acessível ou adaptado; Acessibilidade em Vias Públicas; Mobiliário urbano; Acessibilidade em edificações públicas e privadas; O custo da acessibilidade;
- Módulo III: Estudo de caso e vistoria em edificações.
Estudo de caso: Análise de edificação existente / análise de projeto;

Investimento
R$ 300,00 – Para profissionais.
R$ 200,00 – Para estudantes e sócios do IEMS.
Pagamento das inscrições no IEMS - 3026-6311 - período vespertino

Realização
Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul – IEMS
SPA-MS – Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida do Estado de Mato Grosso do Sul.
Apoio: CREA-MS e CREA JR. MS

Informações

67 3026-6311, das 13h30 às 17h ou pelo email iems@terra.com.br