Mais uma noticia pouco animadora para este sector, que tanta falta faz ao nosso país.

A perda de emprego acelerou nos últimos dois anos e meio, quando o sector da construção e imobiliário perdeu 133 mil trabalhadores, passando de 819 mil em 2007 para 686 mil em Junho de 2010.

«Em 2009, o sector foi muito afectado pelo ‘crash’ dos mercados internacionais. Só nesse ano perderam-se 90 mil empregos nas áreas da construção e do imobiliário», diz ao SOL Reis Campos, presidente da CPCI.

«Isto deve-se, em grande parte, à falta de investimento por parte do Estado, que adiou ou cancelou quase todos os projectos de obras públicas desde então».

Durante o ano passado e no início deste ano, o Executivo liderado por José Sócrates decidiu seguir o caminho da «austeridade», segundo o primeiro-ministro, com o objectivo de baixar o défice orçamental de 9,4% em 2009 para menos de 3% em 2013.

Após adiar o lançamento de diversos concursos de obras públicas, o Governo tomou a decisão, em Maio de 2010, de não avançar com as obras que ainda não estivessem adjudicadas, devido à pressão feita por Bruxelas para Portugal apresentar medidas para combater o défice.

Fonte: Semanário Sol