A construtora Broad Sustainable Building (BSB) tinha um plano muito ousado para 2013. Eles partiram para a construção do prédio mais alto do mundo, chamado Sky City, na província de Hunan, na China com a duração de apenas 90 dias.

Parece uma tarefa impossível, mas já foi possível a uma menor escala. A razão é a natureza pré-fabricada do edifício, que BSB já usara para construir um prédio de 30 andares em apenas 15 dias.



Com isso em mente, espectava-se que o Sky City estaria concluído antes do final de 2013 e com um custo de 628 milhões de dólares. Ambas as metas não serão cumpridas pois a construção foi adiada e o preço da construção aumentou significativamente.

Nenhuma razão foi dada para o atraso e esta é na verdade a segunda suspensão dos trabalhos efectuada. Em termos de previsão inicial o edifício deveria estar concluído em Janeiro de 2014, mas o mais provável, é o edifício não fazer parte do horizonte de Hunan até Abril de 2014. O custo também aumentou significativamente, já que passa do orçamento inicial de 628 M$ para 855 M$, mais uma vez sem qualquer justificação por parte das entidades responsáveis.



Assim, enquanto a versão final pode acabar mesmo em 90 dias, a partir do primeiro daqueles dias entra-se num contra relógio muito competitivo e o custo de construção aumenta, mesmo antes de uma unidade pré-fabricada ser colocada no chão. Se este é o futuro da grande construção civil, há claramente mais do que algumas arestas a limar no processo.