Trata-se de um projecto de curta duração, co-financiado pelo Governo e parceiros de cooperação em 180 milhões de dólares. A reconstrução arranca já em Novembro e começará pela província de Gaza.

O Gabinete para a Implementação do Programa de Emergência para a Reconstrução e Reabilitação de Estradas e Pontes, aprovado na 34ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, já dispõe de 180 milhões de dólares norte americanos para avançar com as obras.

De acordo com o vice-ministro das Obras Públicas e Habitação, Francisco Pereira, o Gabinete de Emergência é uma forma de se conciliar um programa de curta duração e grandes investimentos e prevê que as obras de reposição de estradas e pontes avancem já em Novembro próximo, privilegiando a província de Gaza, numa primeira fase. “Os procedimentos administrativos já estão em curso e pensamos que, a partir do próximo mês, alguns empreiteiros estarão no terreno.

Ainda segundo o governante, o Gabinete de Emergência é constituído por técnicos que já estão dentro das instituições da Administração de Estradas e que são afectos, a tempo inteiro, para que possam obter resultados que se pretendem.

Uma parte dos 180 milhões de dólares foi assegurada pelo Governo e outra pelos financiamento externos.