Dois anos após a China Three Gorges ter passado a ser o principal acionista da Energias de Portugal (EDP), estão na forja projetos de investimento conjuntos em África, disse João Marques da Cruz, administrador da EDP. Moçambique é um dos países amplamente citados como tendo em África um potencial hidroelétrico inexplorado, nomeadamente no vale do Zambeze, cujo aproveitamento pode tornar o país um importante exportador de energia elétrica para os países vizinhos.

A fonte, citada pela “Macauhub”, afirmou recentemente em Hong Kong que o investimento conjunto em África deverá ascender a 2 mil milhões de dólares nos próximos seis anos, até 2020.

“Estamos perante uma parceria entre a China, Europa e África, sendo este último continente o principal destino do nosso investimento comum”, disse Marques da Cruz numa cimeira empresarial em Hong Kong.
De acordo com o administrador da EDP, o investimento será partilhado em partes iguais por ambas as empresas, dirigindo-se sobretudo a barragens que a Three Gorges ajudará a erguer.

A par de Moçambique, Angola será outro recetor da ajuda, já que tem vindo a definir como prioritário o aumento da capacidade de geração de eletricidade, dispondo para isso de importantes bacias hidrográficas, como as do Cuanza ouv Cunene, também em grande medida inexploradas.
in o país