A mostrar resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Cálculo de Linha de Vida

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de mmanhani
    Data de Registo
    Jul 2016
    Mensagens
    2

    Pergunta Cálculo de Linha de Vida

    Bom dia Pessoal,

    Estou tentando projetar uma linha de vida rígida onde todos os componentes são estruturas em aço, pensei num perfil I para o suporte dos operários.

    • Cada operário deverá ter um peso máximo de 100 kg (Operário + Ferramenta).
    • A linha de vida deverá suportar 2 operários trabalhando em conjunto.
    • O trava-quedas será do tipo retrátil
    • A linha de vida terá 11 m de comprimento por 7 metros de altura
    • Please Help Me


    Parece que me deu um branco na cabeça e não sei por onde começar: Como dimensionar a estrutura em aço, como encontrar a carga de cada operário na viga.

    Preciso saber que tipo de fundação usar, como usar, como prender esse aço.

    Tentei utilizar o Metálicas 3D mas como não sei nem dimensionar a carga que a viga terá que suportar, fica bem difícil fazer.

    Essa é uma imagem da linha de vida que preciso, basicamente.


    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Desde já agradeço.

  2. #2
    Membro Estagiário Avatar de mmanhani
    Data de Registo
    Jul 2016
    Mensagens
    2

    Padrão

    Para futuros apoio de outros que virão, consegui avançar em algumas coisas.

    Comecei a percorrer a base legal da situação, cheguei às seguintes conclusões:

    - A força de frenagem no corpo humano não pode ser maior que 6 KN, para essas proposta um trava quedas retrátil da conta do recado ou, em outros casos, um absorvedor de energia na linha. Condição abordada pela NBR 14627.

    - O ponto de ancoragem rígido, deve ter resistência mínima de 15 KN ou 1.500 kgf por trabalhador. Para a adição de trabalhadores deve-se aumentar 1KN, logo para dois trabalhadores: 15 + 1 = 16 KN.

    - Ancoragem essa do tipo D abordada na NBR 16325-1.

    - Após isso fiz os cálculos a mão e percebi pela NBR 8800 que a flecha da viga metálica para suportar o peso dos operários deveria ser L/250.

    - Realizei uns cálculos básico e cheguei a conclusão que o perfil I W460 x 106 se encaixa no padrão.

    Mas agora não estou sabendo calcular o resto da equação. Gostaria de fazer ligações parafusadas mas ta difícil.

    Alguma ideia?

    Desde já, agradeço.

  3. #3
    Membro Intermédio Avatar de Junior RC
    Data de Registo
    Dec 2016
    Empresa
    Vale
    Mensagens
    24

    Polegares para cima

    Comece sempre do menor pro maior.

    Resumindo: Comece pela linha de vida, após isso, calcule a viga de apoio pra linha, logo após, calcule o pilar, e só por último a fundação
    Última edição por Junior RC; 23-12-2016 às 15:33. Razão: Alterado "Ligação" para "fundação"
    "if i have seen further it is by standing on the shoulders of giants" - NEWTON, Isaac

  4. #4
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Nov 2017
    Mensagens
    1

    Padrão linha de vida

    Olá, voce conseguiu fazer os dimensionamento?

Etiquetas deste Tópico

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •