A mostrar resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Busco DICAS para iniciação aos estudos de Engenharia Civil

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de Glaucio S. Frutuoso
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    3

    Pergunta Busco DICAS para iniciação aos estudos de Engenharia Civil

    Amigos foristas,

    A acredito que o melhor local para postar minha dúvida seja esta seção do fórum, me desculpem se não for, peço que movam para o local correto. Sou estudante de Engenharia Civil no 3º período e minha primeira formação é de Analista de Sistemas.

    Ingressei neste fórum com a intenção de obter informações do ofício do Engenheiro Civil por nunca ter trabalhado na área efetivamente, então, qualquer informação que agregue é importante.

    Para dar início a minha Saga pensei que os colegas pudessem me ajudar dando dicas sobre que cursos (inclusive de software) devo procurar de modo a conseguir bons estágios e que tipo de estágio devo buscar que agregue conhecimento para quem, como eu, busca especialização na área de cálculo estrutural.

    Desde já agradeço o espaço do fórum e tempo de todos.

  2. #2
    Membro Intermédio Avatar de nunomatias
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    37

    Padrão

    Se vai seguir a área de estruturas e caso não seja lecionado na sua faculdade, aconselho que tire um curso do software SAP 2000 ou Robot, de forma a aumentar a sua preparação na utilização de ferramentas de análise estrutural.
    O conhecimento de software na área de engenharia civil em que vai trabalhar é muito valorizado pelas empresas, pelo que lhe pode conferir a vantagem competitiva que necessita quando se candidatar a um estágio/1ºemprego.

  3. #3
    Membro Intermédio Avatar de TadeuAmerico
    Data de Registo
    Nov 2012
    Mensagens
    23

    Padrão

    Bem vindo ao fórum! Um bom projetista de estruturas deve ter um aliado inseparável - a folha de cálculo. Apesar de todos os excelente softwares de cálculo estrutural que existem no mercado, nada substitui o velhinho Excel para verificar dimensionamentos e auxiliar na modelação. A minha sugestão é que além de um (bom) curso de software de cálculo estrutural, aumente os seus conhecimentos em planilhas de cálculo. Talvez um curso de Excel Avançado para Engenheiros.

  4. #4
    Membro Intermédio Avatar de Hugo Marques
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    22

    Padrão

    Citar Publicado Originalmente por Glaucio S. Frutuoso Ver Mensagem
    Amigos foristas,

    A acredito que o melhor local para postar minha dúvida seja esta seção do fórum, me desculpem se não for, peço que movam para o local correto. Sou estudante de Engenharia Civil no 3º período e minha primeira formação é de Analista de Sistemas.

    Ingressei neste fórum com a intenção de obter informações do ofício do Engenheiro Civil por nunca ter trabalhado na área efetivamente, então, qualquer informação que agregue é importante.

    Para dar início a minha Saga pensei que os colegas pudessem me ajudar dando dicas sobre que cursos (inclusive de software) devo procurar de modo a conseguir bons estágios e que tipo de estágio devo buscar que agregue conhecimento para quem, como eu, busca especialização na área de cálculo estrutural.

    Desde já agradeço o espaço do fórum e tempo de todos.
    Bem vindo ao Fórum de Engenharia Civil. Antes de mais deixe-me congratulá-lo porque fez uma excelente escolha de ofício !
    O primeiro contacto com o mundo laboral é de extrema importância porque muitas vezes define o rumo que queremos dar à nossa carreira profissional. Aconselho-o a concorrer a estágios em bons gabinetes de engenharia. Procure quais são as consultoras de engenharia civil mais reputadas na sua área e entregue candidaturas espontâneas.

    Enquanto estudante, ofereça-se para fazer trabalhos auxiliares como desenhador, medidor ou orçamentista mesmo que não sejam remunerados. Poderá assim adquirir experiência na área, no contacto com os engenheiros seniores e umas linhas no currículo que lhe poderão ser muito úteis quando acabe o curso. Esta é também uma boa forma de conhecer pessoas na área que o poderão auxiliar a conseguir o 1ºemprego.

    Uma boa sorte para o curso e para a sua vida profissional.

  5. #5
    Membro Estagiário Avatar de Glaucio S. Frutuoso
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    3

    Padrão

    Nuno, obrigado pela dica de softwares, imagino que esses sejam os mais comuns no mercado. Já tinha ouvido falar com SAP, vou buscar esse curso, será que eu aproveito ele melhor daqui alguns semestres ou voce acha que ja posso busca-lo sem um conhecimento prévio específico? Na grade da faculdade o unico software mencionado é o AutoCAD, que aliais nao fez muita diferença, busquei um por fora.

    Hoje estou terminando meu curso de AutoCAD , como meu sogro é arquiteto estou tirando algumas horas para desenhar para ele e acompanhar algumas obras que envolvem um trabalho de engenharia mais elaborado.

  6. #6
    Membro Estagiário Avatar de Glaucio S. Frutuoso
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    3

    Padrão

    Tadeu , boa , eu tenho um bom domínio sobre o Excel, mas nenhuma manha de aplicação para a engenharia, nem sabia que haviam cursos específicos para a área. Com certeza vou buscar este curso.

    Sem querer ser redundante mas sendo , como disse nunca trabalhei na área, não tenho nenhum conhecimento prévio, conseguirei tirar proveito do curso mesmo estando ainda no 2º ano da faculdade ou é melhor esperar ?

    Hugo , obrigado meu camarada.. espero sinceramente ter feito uma boa escolha e ter competência e disciplina pra fechar o curso.
    Mencionei acima que estou dedicando algumas horas no escritório do meu sogro (arquiteto) com projetos no AutoCAD, ainda engatinhando, no meio do ano me dedicarei mais e no final passarei a me candidatar a oportunidades em escritórios da area de estruturas.

  7. #7
    Membro Júnior Avatar de carlosv3d
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    12

    Padrão

    Estou começando tb, acho q vou aproveitar muito esse forum....

  8. #8
    Membro Intermédio Avatar de hjsolf
    Data de Registo
    Feb 2013
    Mensagens
    27

    Padrão

    Um curso de SAP ou cype é sempre de valor.

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •